InícioGestão de laboratóriosComo funciona um laboratório de análises clínicas? Entenda!

Como funciona um laboratório de análises clínicas? Entenda!

Autor

Data

Categoria

Atualmente, existem diferentes tipos de laboratórios, assim como diversos campos de atuação para quem trabalha no ramo. Justamente por isso, podem ocorrer equívocos sobre quais as funções de cada um desses estabelecimentos

Entender como funciona um laboratório de análises é fundamental, especialmente para técnicos, auxiliares, bioquímicos e gestores, ou até para estudantes e recém-formados que estão decidindo qual área querem seguir.

Abaixo, você entende melhor o funcionamento desses laboratórios e quais são os principais procedimentos realizados.

O que é um laboratório de análises clínicas?

Várias vezes na vida — e, por recomendação médica, uma vez por ano —, todo mundo já fez e fará exames laboratoriais. Para isso, é preciso comparecer ao local para a coleta de material biológico (como saliva, sangue, urina ou fezes), que, em seguida, é submetido a análises minuciosas.

Em linhas gerais, esse é justamente o papel de um laboratório de análises clínicas. É nesse estabelecimento que as amostras são coletadas, seja para a medição de índices ou para o diagnóstico de eventuais doenças ou alterações.

homem de máscara pipetando em um laboratório de análises clínicas com o auxílio de uma micropipeta
Em um laboratório de análises clínicas são feitos diagnósticos a partir de amostras colhidas.

Quem faz isso é uma equipe multidisciplinar, que supervisiona e assegura o cumprimento de cada etapa com excelência. O funcionamento também precisa respeitar as normas da vigilância sanitária do estado em que a organização está localizada.

No Brasil, esses laboratórios são regidos pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), uma entidade sem fins lucrativos que existe desde a década de 1960 e busca debater metodologias, avanços científicos e tecnológicos para aprimoração do setor. 

Setores laboratoriais de análises clínicas

É comum que esses os laboratórios de análises clínicas tenham divisões em setores de acordo com o material a ser investigado. Nessa logística, cada um fica responsável por um tipo de diagnóstico a ser feito.

Para quem atua ou quer atuar nesse tipo de organização, vale identificar qual das áreas é a favorita. Também é importante mencionar que, em alguns casos, os laboratórios são especializados em uma ou mais áreas das citadas abaixo.

Já para os gestores, vale estudar a fundo as responsabilidades de cada setor para obter diagnósticos mais assertivos. Confira a seguir as principais divisões de análises clínicas:

Hematologia

A hematologia laboratorial realiza análise do sangue e de seus elementos. Nesse setor, portanto, o material é coletado e passa por análises como a contagem de glóbulos, a verificação de componentes, testes de coagulação, agranulocitose, coloração, entre outros.

Bioquímica

A bioquímica é a ciência que estuda os processos metabólicos. Justamente por isso, é um setor de suma importância em laboratórios para o diagnóstico de eventuais alterações no metabolismo humano.

homem em um laboratório de análises clínicas analisando amostras de sangue
É no setor bioquímico que são identificadas alterações no metabolismo humano.

Alguns dos exames realizados na divisão de bioquímica laboratorial são de funções hepáticas, renais e cardíacas, além de glicose, colesterol e triglicerídeos.

Imunologia

Muitas patologias causam alterações no sistema imunológico, como diabetes, hepatite ou doença celíaca. Neste caso, é necessária uma análise do setor de imunologia para a identificação.

Parasitologia

Por meio de exames (geralmente de sangue ou fezes), a parasitologia procura identificar se há microrganismos, como vermes e protozoários, que estejam causando mal à saúde do paciente. 

Microbiologia 

Entre as doenças humanas, há muitas que se originam de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus. A função da microbiologia é identificar a presença desses elementos no material coletado. 

Quais profissionais trabalham em um laboratório de análises clínicas?

Para realizar bons diagnósticos, será necessária uma equipe multidisciplinar e complementar, com profissionais encarregados de cada fase do processo — desde a coleta até o resultado final na liberação dos laudos médicos. 

Técnico laboratorial

Este profissional pode atuar em diversas frentes em um laboratório. Primeiramente, o técnico laboratorial coleta amostras para análises, ou então supervisionar essa prática.

Além disso, ele também pode trabalhar na montagem dos procedimentos, gerenciando os materiais e compostos utilizados e orientando outros integrantes da equipe.

Por fim, também cabe ao técnico zelar pelos equipamentos e instalações do laboratório, fazendo controle de estoque, manutenção e limpeza dos mesmos.

Bioquímico

O profissional habilitado em bioquímica é capacitado para fazer análises dos materiais coletados, especialmente no que diz respeito a organismos vivos. Geralmente, é ele o responsável por examinar ou supervisionar exames de sangue, urina, secreções e sêmen. 

Também está capacitado para emitir laudos e diagnósticos e até testar medicamentos para tratar possíveis doenças.

Diretor técnico

A Resolução nº 302 da Anvisa prevê que todo laboratório de análises clínicas tenha um responsável técnico, também conhecido como diretor. Esse profissional fica à disposição do estabelecimento e é quem responde legalmente pela realização de todos procedimentos.

diretor técnico de laboratório de análises clínicas com tablet nas mãos fazendo inspeções
Fica a cargo do diretor técnico estar à disposição e supervisionar os procedimentos.

Para isso, é necessário que tenha alguma das graduações como farmacêutico, biomédico ou biólogo com especialização em áreas de gestão laboratorial, análises clínicas ou bioquímica.

Auxiliar laboratorial

Como o nome sugere, é este profissional que atua como suporte para a realização de todas as atividades laboratoriais. Ele atuará na organização de todos os procedimentos, bem como no preparo de soluções e limpeza de vidrarias, ampolas e frascos.

Recepcionista ou secretário

Por fim, para organizar a agenda e gerenciar funções do consultório, é essencial contar com uma pessoa profissional na secretaria. É ela que deve atender o paciente e garantir o cumprimento de horários, trabalhando como braço direito da equipe multidisciplinar de coleta

Como abrir um laboratório de análises clínicas?

Agora que você já sabe como funciona um laboratório de análises clínicas, chegou a hora de entender o que é preciso para abrir um estabelecimento dessa categoria, ou até mesmo gerenciá-lo para que funcione da melhor forma.

Abaixo, elencamos alguns dos passos que você deve estar atento para atuar no ramo laboratorial!

Fazer a regulamentação de acordo com a vigilância sanitária

Em 2020, a Anvisa publicou um novo decreto que estabelece regras para o funcionamento de laboratórios —  a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 390/2020. Para quem pretende trabalhar no setor, é imprescindível ler o documento e seguir à risca tudo o que é proposto. Entre os principais pontos estão:

  • Requisitos para o funcionamento dos laboratórios
  • Tamanho e especificações do local
  • Habilitação necessária para os prestadores de serviço
  • Produtos que devem passar por controles laboratoriais
  • Documentações e alvarás de funcionamento
  • Dedetização do espaço

Emitir os registros de funcionamento

Para que seu laboratório esteja apto para o funcionamento, é necessário emitir todos os documentos exigidos, a saber: registro junto ao Conselho de Biomedicina, alvará municipal e alvará sanitário.

pessoa em laboratório de análises clínicas emitindo os registros de funcionamento
Para gerenciar um laboratório de análises clínicas, é essencial estar com os registros em dia.

O primeiro deles deve ser feito junto ao Conselho de Biomedicina da sua região. É ele que assegura que o estabelecimento pode prestar serviços referentes a análises clínicas.

Já o alvará municipal é um documento necessário para a abertura de qualquer empresa e deve ser emitido diretamente na prefeitura ou órgão responsável da sua cidade. No caso dos laboratórios, você também precisará de uma licença do órgão de meio ambiente.

Por fim, o alvará sanitário é retirado juntamente ao órgão responsável na sua cidade. Basta preencher o formulário de petição e encaminhá-lo, juntando o restante dos documentos já emitidos. 

Aquisição de equipamentos 

Além do local (cujas especificações já estão descritas no documento da Anvisa) e dos móveis e elementos de caráter administrativo (computador, telefone, móveis, estantes), um laboratório precisa estar equipado com equipamentos específicos para a realização dos procedimentos.

Confira uma lista de equipamentos que podem ser necessários em seu laboratório:

  • balança
  • pipetas, micropipetas e pipetadores
  • microscópio
  • EPIs
  • estufa
  • autoclave
  • destilador de água e deionizador
  • centrífuga

Além dos itens citados, também podem ser necessários químicos, soluções, reagentes, meios de cultura, entre outros. Isso pode variar de acordo com a atuação do seu estabelecimento, portanto, esteja atento a essa questão.

Para profissionais do ramo, é essencial compreender como funciona um laboratório de análises clínicas, mesmo que em linhas gerais. Dessa forma, você evita erros, sejam eles legais, estruturais ou até durante os procedimentos realizados.

Quer ficar por dentro das novidades do setor laboratorial? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos na sua caixa de e-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes