InícioProdutos laboratoriaisPapel filtro qualitativo ou quantitativo? Descubra as diferenças!

Papel filtro qualitativo ou quantitativo? Descubra as diferenças!

Autor

Data

Categoria

Em todo laboratório, a utilização dos papéis filtro é diária, em diversos procedimentos. Como o nome sugere, sua função é realizar filtração, separando elementos insolúveis ou até pouco solúveis de uma solução líquida.

O que causa muita confusão, entretanto, são os variados tipos do produto. Papel filtro qualitativo e quantitativo, por exemplo, têm as próprias especificações, sendo indicados para diferentes tipos de procedimentos. A classificação é feita de acordo com a porosidade que eles apresentam. 

Quer entender melhor sobre a questão? Continue a leitura até o fim para não ter mais dúvidas na escolha desses itens!

O que é papel de filtro?

Antes de explicar sobre os tipos de papel filtro, é essencial que você entenda melhor a respeito deste produto. Como mencionamos, sua principal função é realizar a filtração e separação de elementos densos, pouco solúveis ou insolúveis.

São feitos com alto índice de celulose e utilizados em inúmeros processos dentro dos laboratórios. Graças à sua versatilidade, é possível encontrar o produto em diferentes tamanhos e modelos, para que se adapte melhor aos demais equipamentos e realize a separação adequada.

Para utilizá-lo, basta dobrá-lo para que fique no formato cônico e encaixá-lo a um funil. Existem dois tipos de dobra: a comum, em que o papel é dividido duas vezes ao meio, formando um cone; e a pregueada, em que são feitas quatro dobras ao meio, e o produto é reaberto, produzindo um filtro com 16 faces.

Papel de filtro em uso, sobre um becker, com o auxílio de um bastão de vidro.
Papel de filtro em uso, com o auxílio de um bastão de vidro.

Em seguida, transfere-se uma mistura heterogênea para dentro do filtro, de modo que um erlenmeyer ou becker fique abaixo do funil. Para facilitar a separação, você pode utilizar um bastão de vidro. No final do procedimento, a parte sólida fica retida no papel, e a solução filtrada cairá dentro da vidraria.

Tipos de papel de filtro

Dito isso, chegou a hora de saber mais a respeito de cada um dos tipos de filtro de papel! Entenda quais as diferenças entre qualitativo e quantitativo, quais os subtipos e como escolher esses produtos.

Papel de filtro quantitativo

É indicado para análises gravimétricas envolvendo a separação e pesagem de um elemento após a filtração e para simples análises químicas quantitativas determinando a quantidade de um elemento específico após a filtragem de uma mistura. Eles são feitos 100% de fios de algodão.

Possuem três tipos de classificação, de acordo com a textura e velocidade da filtração:

  • Papel de filtro quantitativo faixa azul: textura densa e poros mais fechados, a filtração é feita em velocidade lenta;
  • Papel de filtro quantitativo faixa branca: uso em filtrações com velocidade moderada;
  • Papel de filtro quantitativo faixa preta: indicação quando os sólidos são partículas grossas ou gelatinosas. Têm poros mais abertos, e a velocidade da filtração é rápida.

Papel de filtro qualitativo

É comumente utilizado em análise química qualitativa para remoção e clarificação de precipitações, suspensões turvas e análises de água e solo. Eles possuem uma alta concentração de alfa-celulose de algodão, podendo atingir quase 100%.

papel filtro qualitativo sendo utilizado em laboratório
O papel de filtro qualitativo é indicado para filtrações em geral.

Assim como nos papéis quantitativos, existem diferentes subtipos desse item, e eles se diferem de acordo com a gramatura. Há opções de 80 gramas, 180 gramas, 250 gramas e 650 gramas.

Para a escolha do produto adequado durante a filtração, é essencial que você observe em sua amostra o nível de dureza, capacidade de disposição dentro do papel de filtro para as partículas que não forem filtradas e a eficiência de filtração. 

Qual escolher: papel quantitativo ou qualitativo?

Já mencionamos quais as diferenças entre os papéis de filtro e os tipos de procedimentos para cada um. Entretanto, para que não restem dúvidas na sua escolha, vamos reforçar essa questão.

O papel de filtro quantitativo é usado nas análises gravimétrica e química quantitativa. Usa-se esse produto quando, após a filtração, será feita a pesagem, bem como o cálculo para a determinação dos resíduos que foram separados.

papel filtro quantitativo sendo utilizado em um erlenmeyer em laboratório
Com o papel de filtro quantitativo, é possível calcular os resíduos.

Indica-se o papel de filtro qualitativo para filtrações em geral, especialmente quando não é feita a análise numérica ou a determinação de resíduos. 

Isso significa que, dependendo dos procedimentos que você realiza em laboratório, é essencial ter ambos os produtos em estoque — papel filtro qualitativo e quantitativo. Além disso, vale estar atento aos tipos e gramaturas para fazer a escolha certa.

Na ForlabExpress, você encontra a linha completa de ambos, além de muitos outros produtos e equipamentos para laboratório das maiores fabricantes do mercado. Basta clicar no banner abaixo para acessar a loja e conferir!

cta forlab papel filtro qualitativo e quantitativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes