InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesO que é um agitador magnético e como usar em laboratório?

O que é um agitador magnético e como usar em laboratório?

Autor

Data

Categoria

Em um laboratório, é preciso lidar com diferentes soluções e, muitas vezes, agitá-las e até homogeneizá-las. Para que isso seja feito de forma rápida e simplificada, utiliza-se um equipamento chamado agitador magnético.

A seguir, vamos te contar com mais detalhes o que é um agitador magnético, como esse equipamento funciona e citar alguns modelos disponíveis no site da Forlab. Boa leitura!

Afinal, o que é um agitador magnético?

Como o próprio nome indica, agitador magnético é um equipamento de laboratório que utiliza um campo magnético para agitar um fluido. Dessa forma, é possível mexer ou misturar líquidos com densidade similar à da água.

Ele também pode ser utilizado para deixar as soluções em movimento permanente durante longos períodos, mantendo-as homogêneas, ou até mesmo a uma temperatura constante.

o que é um agitador magnético
O agitador mecânico se utiliza de campos magnéticos para agitar e misturar líquidos.

Por fim, também é utilizado em amostras com riscos biológicos, ou em que a contaminação precisa ser controlada.

Em resumo, sua função é manter uma solução agitando em velocidade constante, com ou sem temperatura controlada, seja qual for a finalidade do procedimento. É muito utilizado em laboratórios de análises, química e biologia, embora possa ser útil em outros contextos.

A título de curiosidade, essa invenção foi criada e patenteada pelo inventor Arthur Rosinger em 1944. A versão original é muito similar à que utilizamos até hoje, que tornou-se mais moderna e tecnológica.

Como funciona um agitador magnético?

Seu funcionamento se dá da seguinte maneira: o equipamento é formado por um prato (geralmente de alumínio ou cerâmica) e, debaixo dele, fica posicionado um motor de velocidade acoplado a um ímã. Quando o dispositivo é ligado, esse ímã passa a girar.

Para utilizá-lo, basta acrescentar uma vidraria com um líquido sobre esse prato de alumínio ou cerâmica e, dentro do recipiente, inserir uma barra magnética (que pode ser revestida de outro material para evitar a contaminação).

Ao ser acionado, o agitador cria um campo magnético juntamente com a barra, e a partir desse movimento, agita o líquido – ou mistura os fluidos diferentes, se for o caso.

É importante fazer a iniciação do equipamento aos poucos, pois caso contrário, a barra magnética pode fazer movimentos bruscos e bater nas paredes da vidraria, o que pode até mesmo causar acidentes. 

Esse processo pode não funcionar com líquidos muito densos, pois o campo magnético não é forte o suficiente para movimentá-los. Nesse caso, prefira mexer com um bastão de vidro.

Modelos de agitadores magnéticos

Agora que você já sabe o que é um agitador magnético para laboratório e como ele funciona, que tal conferir alguns modelos? Todos estão disponíveis no site da ForlabExpress!

Agitador magnético com aquecimento C-MAG HS 7 – Ika

Esse é o modelo best-seller da Ika, uma das principais fabricantes de produtos laboratoriais. Ele pode agitar volumes de até 10 litros de fluidos e suas funções podem ser controladas por meio do display digital na parte frontal.

Além da função de agitador, o equipamento possui a opção de aquecimento, já que o prato tem uma placa aquecedora. O controle de temperatura na painel do equipamento é capaz de regular a temperatura desejada e esquentar os fluidos constantemente, seja enquanto estão sendo agitados ou não.

Botão clique e confira da Forlab.

Agitador magnético CRS-15X – Capp 

Trata-se de um equipamento mais simples, para quem busca custo-benefício, mas sem perder a qualidade. Com velocidades ajustáveis entre 15 a 1500 RPM, o CRS-15X suporta recipientes com capacidade para até 8 litros.

Botão clique e confira da Forlab.

Agitador magnético com aquecimento – Novatecnica

O modelo de agitador magnético da Novatecnica é mais robusto, ideal para locais mais espaçosos, e até mesmo para garantir mais estabilidade aos procedimentos. Possui capacidade de agitação para até 5 litros e velocidade de rotação entre 100 e 1500 rpm. 

Além disso, é equipado com uma placa de cerâmica, que é capaz de aquecer os líquidos por meio da emissão de raios infravermelhos de 500W. 

Botão clique e confira da Forlab.

Agitador magnético com aquecimento C-Mag HS 7 Control – Ika

Essa é a opção para quem procura um agitador magnético com aquecimento de alta tecnologia. É capaz de agitar volumes de até 20 litros, em rotações constantes entre 50 e 1500 rpm.

Um de seus principais atributos é o sistema, que passa por atualizações regulares de firmware. Entre as funções estão o controle de cinética e reações sensíveis, além de temporizador integrado e função contador.

Botão clique e confira da Forlab.

Se você atua em um laboratório, precisa saber o que é um agitador magnético e como utilizá-lo. Trata-se de um equipamento simples, mas de extrema importância para uma série de procedimentos

No site da Forlab, você encontra todos os agitadores mecânicos citados acima, além de muitos outros modelos das principais fabricantes do mercado. Quer conferir? Então, clique no banner abaixo e confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes