InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesBalança determinadora de umidade: entenda esse aparelho

Balança determinadora de umidade: entenda esse aparelho

Autor

Data

Categoria

A determinação de umidade é um processo muito importante para diversos tipos de indústria, em especial a alimentícia. Para isso, os laboratórios devem contar com uma balança determinadora de umidade. Neste texto você entende um pouco mais sobre esse equipamento e a importância de sua função. Siga na leitura!

O que é uma balança determinadora de umidade?

Conhecida também como determinador de umidade ou, ainda, analisador de umidade, essa balança serve para medir a quantidade exata de umidade presente em diversos tipos de produtos e matérias, sejam sólidos ou líquidos.

Para fazer isso, o equipamento utiliza o método de pesagem e aquecimento homogêneo, que funciona da seguinte maneira: pela promoção de aquecimento ao material analisado, por meio de uma fonte de calor. 

Esse aquecimento faz com que a umidade seque. O material, que foi pesado previamente, é pesado novamente após esse processo. A medida da umidade é a diferença entre o primeiro e o segundo peso — com muita precisão.

Além de extremamente analítico e eficaz, o equipamento é rápido e fácil de usar, o que o torna essencial para laboratórios das mais diferentes indústrias.

A importância da determinação de umidade

O controle da qualidade do produto é fundamental na produção industrial, e o teor de umidade em uma matéria interfere nessa qualidade e na vida útil.

Produtos alimentícios, químicos, cosméticos e farmacêuticos precisam chegar às mãos do comprador nas condições perfeitas para consumo e, por isso, a análise de umidade é tão importante.

Na indústria alimentícia, a determinação da umidade é fundamental para reduzir a deterioração dos alimentos, garantir a qualidade e a durabilidade de comidas processadas e até mesmo para inspecionar as plantações.

A determinação de umidade é um processo muito importante em um laboratório de análise de alimentos.

Nas áreas farmacêutica e cosmética, ela também é muito importante para garantir a qualidade, a eficácia e a durabilidade dos produtos.

Na indústria química, os materiais de um processo de fabricação precisam de analise cuidadosa. Desta maneira, o resultado final pode sair de acordo com o previsto, e essa jornada inclui a determinação de umidade.

Conheça opções da ForlabExpress

Na ForlabExpress, você encontra produtos laboratoriais de altíssima qualidade, e isso não seria diferente em relação às balanças determinadoras de umidade. Confira opções disponíveis no site:

Balança determinadora de umidade 51G ID50 Marte

Esse modelo de balança da marca Marte possui capacidade de 51g e pode apresentar resultados de secagem tanto em sólido/total quanto em líquido/total e mesmo líquido/sólido. Sua fonte de calor é infravermelho vem da resistência encapsulada em quartzo e ela tem funções de porcentagem absoluta, estatística e relativa.

O equipamento tem display digital, sensibilidade de 0,001g, sua faixa de temperatura é entre 60º e 180 ºC e ele acompanha 50 unidades de pratos de alumínio, que servem como suporte para a medição. Sua voltagem de funcionamento é de 220V.

Botão comprar aqui da Forlab.

Balança determinadora de umidade 210G ID200 Marte

Esse modelo de balança da marca Marte é muito semelhante ao anterior, mas possui capacidade de 210g. Da mesma forma, pode apresentar resultados de secagem tanto em sólido/total quanto em líquido/total e mesmo líquido/sólido. Sua fonte de calor é infravermelho produzido por resistência encapsulada em quartzo e ela tem funções de porcentagem absoluta, estatística e relativa.

O equipamento conta com display digital, sensibilidade de 0,01g, sua faixa de temperatura é entre 60º e 180 ºC e ele acompanha 50 unidades de pratos de alumínio, que servem como suporte para a medição. Sua voltagem de funcionamento é de 220V.

Botão comprar aqui da Forlab.

Balança determinadora de umidade 60G MOC63 Shimadzu

A balança da marca Shimadzu é tem uso em laboratórios de gestão de controle de qualidade. Seu aquecimento é de halogênio com alta potência e longa duração, e ela fornece uma medição rápida e precisa com resultados em sólido/total, líquido/total ou líquido/sólido. 

Sua capacidade máxima é de 60g e sua faixa de temperatura é de 50º a 200 ºC. O equipamento possui display digital em LCD e é de fácil operação. Ele permite a transferência dos resultados por USB ou por meio do Windows Direct, que os envia diretamente a aplicativos Windows.

Botão comprar aqui da Forlab.

Na Forlab, você encontra todos os itens citados acima, além de muitos outros produtos para o seu laboratório. Para conferir, clique no banner abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes