InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesAgitadores de laboratório: entenda cada um deles

Agitadores de laboratório: entenda cada um deles

Data

Um laboratório de análises é um universo à parte: são inúmeros os equipamentos que possuem as mais diferentes funções. Os agitadores, por exemplo, são utilizados para misturar homogeneamente os componentes de uma solução para análise ou mesmo para alcançar alguma reação química — mas nem todo agitador é igual. Neste post, você confere um pouco sobre diferentes agitadores de laboratório para entender mais sobre o assunto.

Agitador magnético

Como o nome sugere, esse tipo de agitador utiliza a força magnética para a realização de misturas, assim se diferenciando dos outros, que são mecânicos. 

A movimentação que esse agitador proporciona para misturar as soluções parte de uma barra magnética que é acionada por imãs, e o equipamento que também possui um motor, é o responsável por controlar a velocidade do movimento. 

Essa barra magnética deve ser inserida dentro do recipiente do líquido, por isso ela deve ser revestida por um material (geralmente Teflon) que seja quimicamente inerte e não interfira na amostra de maneira alguma.

Quando o equipamento é acionado, a força emitida pelo imã faz com que a barra magnética que está dentro da solução se mova e comece a misturá-la. Esse tipo de agitador é recomendado para o trabalho com líquidos de baixa viscosidade (ou seja, mais líquidos e fluídos) para que a força do ímã seja mantida.

Existem, ainda, diferentes tipos de agitadores magnéticos: eles podem ser ligados na tomada ou funcionar à bateria, podem ter controles digitais ou analógicos e podem, também, oferecer ou não a função de aquecimento da solução. 

agitadores magnéticos
O agitador magnético mistura líquidos fluidos por meio do movimento gerado por ímãs.

Agitador vortex

Os agitadores do tipo vortex são equipamentos destinados a misturar líquidos em pequenos tubos. Ele produz movimentos giratórios que criam uma espécie de redemoinho no líquido, por meio do qual ele vai se misturar.

A palavra vórtice, de onde se deriva o nome do equipamento, está relacionada justamente a um movimento forte e giratório. 

Esse tipo de agitador possui um motor que aciona o movimento de um receptáculo de borracha sintética na qual são alocados os tubos com as substâncias — e então, o movimento do receptáculo causa a movimentação do próprio líquido. 

No mercado, estão disponíveis modelos em que se pode ou não controlar a velocidade e, também, que funcionam apenas por toque ou de forma contínua. 

O agitador vortex é um modelo destinado à mistura de líquidos em tubos de ensaio.

Agitador de microplacas

Os agitadores de microplacas são ideais para misturar placas de microtubos. Ele funciona de forma muito semelhante ao vórtex, o que muda é a quantidade de tubos. O agitador de microplacas oferece diversas capacidades de placas para agitar muitos microtubos ao mesmo tempo. Isso o torna ideal para ensaios científicos com quaisquer quantidades de poços.

Agitador de hélice

Conhecido também como agitador mecânico, o agitador de hélice é capaz de misturar amostras tanto em pequenas como em grandes quantidades. Assim como em diversas viscosidades, o que o torna extremamente versátil e bastante utilizado por diferentes indústrias. 

Enquanto um agitador magnético é capaz de trabalhar apenas com soluções bastante líquidas, o de hélice é capaz de misturar cremes, pomadas e tintas.

Para comprar um modelo, no entanto, é necessário se atentar ao limite do volume de água e da viscosidade suportada. Desta maneira, garante um equipamento que atenda às necessidades do seu laboratório.

Os agitadores de hélice são extremamente versáteis.

Modelos de hélices

Existem, ainda, diferentes modelos de hélices que também atendem a variadas propostas:

  • Hélices de 3 e 4 pás são indicadas para misturar substâncias mais fluidas, de baixa viscosidade, e podem ser usadas em alta velocidade, gerando bastante turbulência.
  • Hélices de centrifugação também são indicadas para substâncias de baixa viscosidade, se abrem com o aumento da velocidade e são usadas em frascos pequenos.
  • Hélices tipo turbina, por sua vez, são ideais para processar substâncias de baixa a média viscosidade em velocidades de média a alta e geram pouca turbulência.
  • Hélices tipo pá são indicadas para misturar substâncias de alta viscosidade, geram pouca turbulência e são utilizadas em velocidades de baixa a média.
  • Hélices para dissolver não geram turbulência, são indicadas para processar substâncias de baixa e média viscosidade e podem ser usadas em velocidades de baixa a média.
  • Hélices tipo âncora são indicadas para misturar fluidos de média a alta viscosidade e são utilizadas em velocidades de baixa a média.
  • Hélices amassadoras, por fim, são utilizadas apenas em velocidade baixa e indicadas para substâncias de média a alta viscosidade.

Agora que você já conhece os principais tipos de agitadores disponíveis no mercado, saiba que tão importante quanto entender é saber onde adquiri-los.

A ForlabExpress é uma grande distribuidora de produtos laboratoriais, representante de grandes marcas do Brasil e do mundo. Quer saber mais? Então, clique no banner abaixo para navegar pelas opções de agitadores — e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui