InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesEntenda como fazer análise de água em laboratório!

Entenda como fazer análise de água em laboratório!

Autor

Data

Categoria

A água é um dos recursos mais importantes para o ser humano, e é destinada diariamente para muitos usos, como o consumo, preparo de alimentos, higiene e limpeza, lazer e até mesmo o uso industrial. Um dos fatores para se prestar atenção, entretanto, são as condições do líquido em cada um desses casos. 

Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer análise de água em laboratório de acordo com cada padrão de exigência, incluindo dicas importantes que podem ajudar você em suas análises. Continue a leitura até o fim!

Tipos de análise de água

A água possui diferentes finalidades, e de acordo com esse fator, há exigências diferentes com relação à sua composição. Por essa razão, há três principais tipos de testes para averiguar se o fluido atingiu as características ideais. 

Para cada tipo de uso, há uma regulação específica que deve ser seguida e que define essas exigências. Uma das mais citadas é a Portaria GM/MS nº 888, de 2021, que se refere à água para consumo humano, e portanto, é tida como padrão para muitos laboratórios.

Abaixo, listamos cada um desses testes, juntamente com os principais tópicos que são levados em consideração.

Testes físicos

A análise física é feita para identificar se a água está em condições ideais para uso ou consumo de acordo com suas características detectáveis pelos sentidos, ou seja, visão, paladar, olfato e tato. 

Todos esses tópicos podem ter variações graças à presença de minerais, substâncias de origem vegetal, matéria orgânica, bactérias e microrganismos. Por isso, há definição de um Valor Máximo Permitido (VMP) referente à tolerância de características físicas.


Cor, turbidez, odor e sabor são pontos analisados em testes físicos de água.

Um exemplo é a identificação da cor, que segue a escala de platina-cobalto. Ou seja, o fluido deve ter até um número limite de unidades uH – no caso da água potável, o VMP é 15 uH.

Em seguida, podemos citar a análise de turbidez, ou sua capacidade de passagem de luz. Para o consumo humano, esse número só deve ir até 5 uT (ou unidade de turbidez).

Por fim, odor e sabor também são analisados. Por serem questões não objetáveis, isso é realizado empiricamente, e o processo deve ser registrado.

Testes químicos

As análises químicas são feitas para averiguar as quantidades de substâncias minerais e orgânicas presentes na água. Para isso uma amostra é coletada e, então, são mensuradas as quantidades de elementos com cloretos, alumínio, fluoretos, cloro residual, além da sua alcalinidade. 

Testes microbiológicos

Por fim, para assegurar a biossegurança, independentemente do uso da água, é essencial realizar testes microbiológicos que verifiquem a quantidade de microrganismos, e se são ou não prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Alguns dos parâmetros utilizados são a contagem de coliformes totais, coliformes termotolerantes, salmonella, de bactérias heterotróficas, cianobactérias e cianotoxinas.

Produtos para análise de água

Tão importante quanto saber como fazer análise de água em laboratório é conhecer todos os produtos para essa finalidade. Essa é uma dúvida que muitos profissionais laboratoriais têm, e que pode até mesmo ocasionar erros nos procedimentos.

A seguir, explicamos os principais itens e suas funções. Confira!

Reagente para cloro

Como o nome sugere, ele determina o nível de cloro na água. Esse produto possui versões em pó, líquida, bem como em tiras. 

Cada reagente vem com a indicação de uma faixa fotométrica, que corresponde à variação de cloro que é capaz de reconhecer. Ex: 0,03-6,0 mg/L. 

Tira universal

Realiza a leitura de pH em água ou outras soluções aquosas. Para isso, basta pingar uma gota do líquido e observar a cor que se forma após a reação.

Frasco para Amostra com Tiossulfato de Sódio

Esse consumível para laboratório serve para averiguar a presença de coliformes na água. Isso porque a solução de tiossulfato de sódio pode inibir o efeito do cloro, que elimina bactérias. Dessa forma, a amostra permanece inalterada durante o manuseio.

Além dos produtos citados, há muitos outros testes destinados a descobrir os índices na água, como reagentes para nitrito, cálcio, nitrogênio, fenol, entre outros. Dependendo do tipo de análise que seu laboratório faz, pode ser necessário usar alguns desses produtos. 

Agora que você já sabe como fazer análise de água em laboratório, clique no banner abaixo e confira os produtos disponíveis no site da ForlabExpress para essa finalidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes