InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesMangueira Masterflex: conheça os tipos para bombas peristálticas

Mangueira Masterflex: conheça os tipos para bombas peristálticas

Autor

Data

Categoria

As bombas peristálticas Masterflex desempenham papel fundamental em vários setores industriais: da produção farmacêutica até as indústrias química, de alimentos e bebidas. Um dos componentes cruciais são as mangueiras utilizadas no processo de bombeamento.

A mangueira Masterflex transporta e direciona diversos fluidos e materiais, garantindo maior precisão e confiabilidade no processo de transferência. 

A marca, líder e reconhecida no mercado, oferece ampla gama de mangueiras para bombas peristálticas que se destacam por suas características únicas, diferenciais técnicos e adaptabilidade a diversas aplicações industriais.

Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos de mangueiras Masterflex disponíveis, destacando suas características e aplicações específicas em cada setor!

Mangueira Puri-flex

A mangueira Puri-Flex da Masterflex é conhecida por sua excelente performance e durabilidade, sendo uma escolha popular para diversas aplicações nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. Entre as características estão:

  • Biocompatibilidade: garante a transferência segura e confiável de fluidos.
  • Inodora e não tóxica: adequada para uso em aplicações sensíveis.
  • Resistente a fungos: minimiza o risco de contaminação durante a transferência de fluidos.
  • Ampla faixa de temperatura: proporciona flexibilidade para diversas aplicações.
  • Atende aos padrões da indústria: está em conformidade com diversos padrões da indústria, incluindo USP Classe V extraíveis, Class IV Implante, FDA 21 CFR 177.2600 e 3A sanitary CGMPs.

A Puri-Flex possui performance aprimorada, altura de sucção e capacidade de bombear fluidos viscosos. Outra vantagem desta mangueira Masterflex é a possibilidade de esterilização por óxido de etileno, irradiação gama e autoclavação, tornando-a adequada para aplicações que requerem esses procedimentos.
Entre as principais aplicações está o uso em laboratórios farmacêuticos, de biotecnologia, além das indústrias alimentícias e de bebidas, proporcionando transferência confiável de fluídos para processos, como manuseio de ingredientes e enchimento de produtos.

Mangueira Tygon

A mangueira Tygon é conhecida por seus diferenciais que a tornam adequada para diversas aplicações, incluindo os modelos Produtos Químicos, E-Food, E-LFL e E-Laboratório. Suas características incluem:

  • Resistência química: assegura a integridade dos fluidos transportados.
  • Flexibilidade: permite fácil instalação em diversos sistemas e reduz a necessidade de curvas bruscas que podem danificar a mangueira.
  • Transparência: concede visualização do fluxo do líquido dentro dela, o que facilita o monitoramento e a detecção de qualquer problema.
  • Durabilidade: é resistente ao desgaste, à abrasão e ao ozônio, garantindo vida útil mais longa.
  • Higiene: os modelos E-Food e E-LFL são projetados para atender aos requisitos de higiene e segurança alimentar, garantindo a qualidade do transporte de líquidos e alimentos.

Modelos da mangueira Tygon

A mangueira Tygon possui diferentes modelos, utilizados em aplicações específicas. Confira a especificidade de cada um.

Produtos Químicos

Amplamente utilizada na indústria química, em que é necessário o transporte seguro de produtos agressivos e corrosivos.

 E-Food

Adequada para aplicações na indústria alimentícia, como transferência de alimentos líquidos, leite, óleos, bebidas, entre outros, garantindo a segurança alimentar.

E-LFL

Indicada para aplicações em laboratórios e indústria farmacêutica, nos quais é necessário o transporte de líquidos de alta pureza.

E-Laboratório

Projetada especificamente para uso em laboratórios, oferecendo alta flexibilidade, transparência e resistência química para transferência de líquidos e amostras.

 Mangueira PharMed BPT

A mangueira PharMed BPT da Masterflex é utilizada em aplicações que exigem alta compatibilidade química e biológica. Suas características são:

  • Resistência química: a mangueira foi formulada para suportar as exigências do bombeamento peristáltico, garantindo uma superfície fluida biocompatível para aplicações sensíveis em bioprocessos.
  • Flexibilidade: permite fácil instalação e adaptação em diferentes sistemas.
  • Confiabilidade: oferece desempenho e vida útil otimizados com equipamentos de bombeamento peristáltico. Além disso, é extrudada com precisão para garantir repetibilidade, precisão e reprodutibilidade nas aplicações.
  • Limpeza e esterilização: ideal para sistemas de limpeza no lugar (CIP) devido à sua compatibilidade com agentes esterilizantes.

A PharMed BPT é utilizada em bioprocessos, como transferência de fluidos sensíveis na produção de biofármacos. Além disso, a mangueira pode ser aplicada em laboratórios de análise e pesquisa, por manter a integridade dos materiais químicos e biológicos.

Mangueira C-Flex com radiação gama

A mangueira C-Flex é um elastômero termoplástico projetado para atender às demandas críticas dos setores farmacêutico, biofarmacêutico, pesquisa e diagnóstico. A fabricação é realizada em conformidade com os padrões USP Classe VI e segue com rigor as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Além disso, é não pirogênica, não citotóxica e não hemolítica.

Vale ressaltar que é quimicamente resistente a ácidos e álcalis concentrados, possui permeabilidade significativamente menor em comparação com mangueiras de silicone e apresenta baixa adesão de plaquetas e ligação de proteínas.

Entre os diferenciais estão a flexibilidade e facilidade de uso em comparação com tubos rígidos, permitindo logística mais fácil, instalação mais rápida e custos de mão de obra reduzidos.

É compatível com esterilização por radiação gama, método eficaz para garantir aplicações médicas e biofarmacêuticas, como fabricação de medicamentos, produção de vacinas e pesquisa laboratorial.

Mangueira C-L Silicone (peróxido curado)

A mangueira C-L da Masterflex possui características e diferenciais que a tornam adequada para diversas aplicações. Entre seus diferenciais estão:

  • Versatilidade: fabricada para ampla gama de aplicações.
  • Resistência química: adequada para aplicações em diferentes indústrias.
  • Alta flexibilidade: facilita sua instalação e uso em locais de difícil acesso.
  • Durabilidade: projetada para resistir a condições adversas e oferecer longa vida útil.

A mangueira C-L da Masterflex pode ser utilizada em várias indústrias, tais como a química, alimentícia, farmacêutica e a de processamento de papel.

Mangueira Platinum-Cured Silicone

A mangueira Platinum-Cured da Masterflex é fabricada em silicone curado com platina, o que confere algumas características únicas, tais como:

  • Pureza: tem baixa volatilidade e mínima adsorção de substâncias. Isso a torna adequada para aplicações nas indústrias farmacêutica, alimentícia, de biotecnologia e de processamento de bebidas.
  • Flexibilidade: facilita a instalação e também ajuda a reduzir a fadiga mecânica.
  • Excelente resistência química: o silicone curado com platina proporciona a resistência a uma ampla gama de produtos químicos, fluidos e solventes. A mangueira é adequada para aplicações que envolvem ácidos e bases fortes, bem como agentes oxidantes e redutores.
  • Alta resistência à temperatura: pode suportar ampla faixa de temperaturas, desde -73°C até 204°C, o que amplia seu espectro de aplicações.

Esta mangueira é utilizada nos procedimentos em que o alto nível de pureza é necessário, como em transferências de produtos farmacêuticos e componentes de medicamentos, pesquisas e outras aplicações em biotecnologia. É fundamental no processamento de produtos químicos agressivos, além de ser útil nas indústrias de alimentos e de bebidas.

A mangueira Masterflex é um componente fundamental nos sistemas que compõem as bombas peristálticas. O equipamento previne contaminações de líquidos viscosos em indústrias por conta do seu caminho fechado. 

Na Forlab, você encontra tudo para a bomba peristáltica da Masterflex, como mangueiras, cabeçotes e sistemas completos. Clique na imagem abaixo e confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes