InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesBomba peristáltica: para que serve e como usar

Bomba peristáltica: para que serve e como usar

Autor

Data

Categoria

A bomba peristáltica é um dos equipamentos para laboratório mais importantes quando o assunto é precisão e controle rígido de fluidos. A máquina possui um funcionamento que previne qualquer tipo de contaminação e tem diversas vantagens.

Trata-se de um dispositivo utilizado para transferência de líquidos em uma vazão específica, usada para diversas finalidades, em laboratórios, mas também na indústria farmacêutica, química, na produção alimentícia, no tratamento de água, entre outras. 

Continue lendo e entenda como ela funciona, suas vantagens e também onde comprar uma bomba peristáltica Masterflex!

biossegurança em laboratórios

Como funciona uma bomba peristáltica?

A bomba peristáltica é composta por três partes principais: drive, cabeçote (ou cabeça) e mangueira (que pode ser feita de diversos tipos de materiais).

Esse tipo de bomba é inspirada no movimento do esôfago no sistema digestivo, ao realizar movimentos peristálticos, ou seja, de contração e relaxamento para enviar o alimento ao estômago.

De maneira similar, os fluidos aqui são transportados por meio da mangueira, que passa através do cabeçote (conectada ao drive), que possui geralmente duas roletas (ou sapatas). 

Num movimento contínuo, o líquido entra e a mangueira é pressionada pela primeira roleta, criando um vácuo. O fluido é bombeado e, assim, a segunda sapata retira o material do equipamento. Essa tecnologia permite a transferência sem contaminação e sem vazamentos.

Confira uma animação feita por Alexandra Hill e Jonathan Johnson que mostra como é realizado o funcionamento da bomba, da entrada à saída do fluido com o movimento peristáltico:

Vantagens de utilizar bomba peristáltica

Uma das principais vantagens de se utilizar a bomba peristáltica é a segurança que o equipamento transmite pela não contaminação dos fluidos durante a passagem no equipamento. A única parte tocada é a interna da mangueira.

A manutenção, inclusive, é muito simples. Por ter menos peças mecânicas, quase não ocorrem problemas. O que precisa mais se atentar é à mangueira, que é descartável e pode ser trocada facilmente. Por ser bidirecional, a limpeza também não é complicada de ser realizada.

Os vazamentos são raros e ela funciona a seco. O equipamento também possui como vantagem não exigir o uso de válvulas e nem de ar comprimido, sendo mais descomplicada.

Outros pontos positivos de utilizá-la para realizar a transferência de fluidos nos laboratórios são:

  • Dosagem programável
  • Medição de fluidos
  • Precisão
  • Controle rigoroso
  • Versátil
  • Customizável

Onde comprar bomba peristáltica

Para saber qual é a melhor bomba peristáltica para seu laboratório, considere o coeficiente de vazão, qual líquido será bombeado e se condições como a viscosidade do fluido ou a contra pressão possuem papel importante durante o uso do equipamento.

Na ForlabExpress, você encontra diversos sistemas de bombas peristálticas da Masterflex para uso em laboratórios. Confira!

1. Sistema de Bomba Peristáltica I/P Digital (com controlador de bancada) Masterflex

Esta bomba Masterflex é composta por drive modelo I/P analógico e cabeçote I/P Easy-load. Além de duas mangueiras: Puri-flex (tamanho I/P 73) e Tygon Chemical (tamanho I/P 73).

A vazão para estas mangueiras neste sistema é de 0,001 a 8,0 L/min.

Sistema de Bomba Peristáltica I/P Digital (com controlador de bancada) Masterflex.
Botão quero comprar ForlabExpress

2. Sistema de Bomba Peristáltica I/P Analógica Masterflex

Este sistema possui drive modelo I/P analógico com display digital e cabeçote I/P Easy-load. Além de duas mangueiras: Puri-flex (tamanho I/P 73) e Tygon Chemical (tamanho I/P 73).

A vazão para estas mangueiras neste sistema é de 0,033 a 8,0 L/min.

Sistema de Bomba Peristáltica I/P Analógica Masterflex.
Botão quero comprar ForlabExpress

3. Sistema de Bomba Peristáltica L/S Analógica com Display Digital (RPM do motor apenas) Masterflex

O sistema desta bomba Masterflex é composto por drive modelo L/S analógico (RPM do motor) e cabeçote I/P Easy-load. Além de quatro mangueiras: Puri-flex (tamanhos L/S 13 e L/S 18) e Tygon Chemical (tamanhos L/S 13 e L/S 18).

A vazão para a mangueira de tamanho L/S 13 é de 0,06 a 6 mL/min; já a L/S 18 é de 3,8 a 380 mL/min.

Sistema de Bomba Peristáltica L/S Analógica com Display Digital (RPM do motor apenas) Masterflex.
Botão quero comprar ForlabExpress

4. Sistema de Bomba Peristáltica L/S Digital Masterflex

O equipamento é composto por drive modelo L/S digital e cabeçote L/S Easy-load II. Além de quatro mangueiras: Puri-flex (tamanhos L/S 16 e L/S 25), Tygon Chemical (tamanhos L/S 16 e L/S  25).

A vazão para a mangueira de tamanho L/S 16 é de 0,08 a 480 mL/min; já a L/S 25 é de 0,17 a 1000 mL/min.

Sistema de Bomba Peristáltica L/S Analógica Masterflex.
Botão quero comprar ForlabExpress

5. Sistema de Bomba Peristáltica L/S Analógica Masterflex

Esse sistema possui drive modelo L/S analógico e cabeçote L/S Easy-load. Além de quatro mangueiras: Puri-flex (tamanhos L/S 16 e L/S 25) e Tygon Chemical (tamanhos L/S 16 e L/S  25).

A vazão para a mangueira de tamanho L/S 16 é de 16 a 480 mL/min; já a L/S 25 é de 34 a 1000 mL/min.

Sistema de Bomba Peristáltica L/S Analógica Masterflex.
Botão quero comprar ForlabExpress

As bombas peristálticas certamente trazem mais segurança e precisão na hora de uma testagem. Confira outros equipamentos para laboratórios na Forlab Express!

Banner de equipamentos para laboratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes