InícioDicas e cuidadosComo fazer manutenção de equipamentos de laboratório?

Como fazer manutenção de equipamentos de laboratório?

Autor

Data

Categoria

Diariamente, em qualquer laboratório de análises clínicas, são utilizados uma série de equipamentos em diferentes procedimentos. Com o tempo, é natural que esses utensílios se desregulem e precisem de ajustes ou correções para que voltem a funcionar corretamente. Esse processo é conhecido como manutenção de equipamentos de laboratório.

Ele é imprescindível tanto para garantir que seu estabelecimento tenha resultados precisos quanto para melhorar a vida útil dos seus equipamentos.

A seguir, explicamos a importância desse procedimento, quais os tipos de manutenção e como elas são feitas. Boa leitura!

Por que fazer manutenção em equipamentos de laboratório?

Todo equipamento eventualmente precisa de manutenção –  e nos laboratórios, isso não é diferente. Com o tempo de uso, é natural que os utensílios fiquem desregulados, e como muitos dos procedimentos do ramo exigem algum grau de precisão, é necessário realizar esse procedimento para corrigir esse fator, ou até para evitar que isso ocorra.

Um dos grandes benefícios desse tipo de procedimento é aumentar a durabilidade dos equipamentos. Muitos dos itens utilizados em laboratório têm um custo alto, mas se bem conservados, eles podem durar anos, fazendo com que o investimento valha ainda mais a pena.

Periodicamente, seu laboratório deve passar por revisões para averiguar a condição dos utensílios e equipamentos.

Além disso, o trabalho em laboratório depende da precisão dos utensílios, caso contrário, os resultados podem acabar adulterados. A manutenção vai manter esses instrumentos devidamente regulados, evitando sua imprecisão.

Por fim, esse ainda é um hábito que permite monitorar os itens do laboratório. Dessa forma, você sabe qual a situação de cada um e se precisará adquirir produtos novos em breve, e evita surpresas caso algum deles pare de funcionar.

Tipos de manutenção de equipamentos de laboratório

Há dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. Elas são feitas de maneiras diferentes e têm objetivos distintos, confira!

Manutenção preventiva

Como o nome indica, trata-se de um conjunto de procedimentos feitos com antecedência como forma de evitar que os equipamentos sofram maiores danos, e dessa forma, aumentar sua vida útil. 

Uma de suas grandes vantagens é que, muitas vezes, a manutenção preventiva pode evitar que seja necessário fazer intervenções corretivas. Além de manter os equipamentos em pleno funcionamento, isso também pode diminuir os custos gerais destinados a consertos. 

Algumas das principais manutenções preventivas são a verificação e limpeza dos equipamentos, calibração, ajustes eletrônicos e, quando necessário, a substituição de algumas peças.

Manutenção corretiva

Ao contrário do item anterior, a manutenção corretiva é feita quando há algum problema no equipamento que precisa de correção. Nesse caso, é feita uma verificação do produto, substituição de peças e ajustes até que o item esteja novamente apto para o uso.

Seu maior benefício é justamente poder corrigir situações pontuais e evitar a perda do equipamento.

Procedimentos de manutenção de equipamentos

Há uso de alguns procedimentos na manutenção de equipamentos de laboratório, e por isso, é essencial que você conheça o propósito de cada um.

Limpeza de equipamentos

Mesmo sendo uma atividade necessária e recorrente no dia a dia de um laboratório, a limpeza dos equipamentos serve como um procedimento de manutenção preventiva.

O ideal é que você estabeleça uma rotina de limpeza e mantenha os itens sempre higienizados. Isso vai prolongar a vida útil deles, e ainda garantir a assertividade dos procedimentos, evitando que haja resíduos de outras substâncias.

Boa parte da limpeza pode ser feita com produtos simples, como sabão neutro e álcool. Em outros casos, pode ser necessário utilizar éter ou soluções oxidantes, e até equipamentos como lavadora ultrassônica, estufa e centrífuga.

Calibração

A calibração é um dos procedimentos de manutenção mais conhecidos. É realizada comparando as condições de medição de um equipamento com padrões de referência, que podem ser tanto nacionais quanto internacionais.

A calibração é uma das atividades mais importantes da manutenção de um laboratório.

Em alguns laboratórios, é possível fazer esse procedimento somente com o auxílio de uma balança de precisão. Entretanto, em boa parte dos casos, é recomendável encaminhar os itens para calibração RBC em laboratórios reconhecidos e acreditados pela CGCRE (ou seja, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro).

Pequenos reparos

No caso de alguns equipamentos, especialmente eletrônicos, pode ser necessário fazer pequenos reparos ou realizar a troca de peças para corrigir problemas originados em decorrência do uso. Isso pode ser feito tanto preventivamente, durante verificações de rotina, ou corretivamente, caso o  equipamento já esteja danificado.

Os pequenos reparos são essenciais para manter os equipamentos funcionando e aumentar seu tempo de uso.

Acompanhamento técnico

Para garantir que a manutenção seja realizada periodicamente e que atinjam um padrão de qualidade desejado, também é importante que sejam feitos acompanhamentos técnicos com profissionais qualificados.

Tenha uma equipe responsável por supervisionar a manutenção.

É a equipe técnica que irá definir uma rotina preventiva adequada de acordo com as necessidades do laboratório como forma de identificar falhas antes que elas ocorram e evitar gastos excessivos com manutenção corretiva.

Da mesma forma, ela também irá supervisionar e se certificar que as manutenções estejam sendo feitas corretamente, seja pela equipe interna ou de forma terceirizada.

Troca de equipamentos

As manutenções podem evitar que muitos equipamentos tenham danos irreparáveis, porém, muitas vezes, é necessário realizar a troca, especialmente se o item já não está funcionando corretamente ou oferecendo a precisão e estabilidade necessárias.

Nesse caso, é importante que você escolha um equipamento para substituir o danificado. Evite escolher produtos muito baratos, optando sempre por aqueles que tenham uma boa relação custo-benefício e ótima durabilidade. Lembre-se de pesquisar sobre cada item, além de conversar com colegas e ler avaliações.

Conheça a ForlabExpress

Se você quer garantir a manutenção dos equipamentos do seu laboratório de análises clínicas, precisa conhecer a ForlabExpress! Com 15 anos de experiência no setor, a empresa conta com um vasto catálogo de produtos laboratoriais.

Além disso, a ForlabExpress também é tem um laboratório próprio acreditado pelo CGCRE (Laboratório de Calibração acreditado pela CGCRE de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o número CAL-0684) para fazer calibração RBC de micropipetas, pipetadores e dispensadores.

Você pode conferir o catálogo acessando o e-commerce ou por meio do nosso atendimento especializado via WhatsApp. Clique no banner abaixo e confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes