InícioGestão de laboratóriosFranquia de laboratório de análises clínicas: vale a pena?

Franquia de laboratório de análises clínicas: vale a pena?

Autor

Data

Categoria

Abrir um laboratório de análises clínicas é uma excelente oportunidade para quem quer atuar nesse ramo. Trata-se de um serviço fundamental, e independentemente da sua cidade, sempre terá a demanda e o público necessário.

Entretanto, uma dúvida é comum para quem está pensando em investir nesse tipo de estabelecimento: vale a pena abrir uma franquia de laboratório de análises clínicas, ou será melhor montar um negócio do zero? 

Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens das franquias, e entender se essa proposta se encaixa ao seu planejamento, leia nosso post até o fim!

guia de marketing para laboratórios

O que é franquia e como esse modelo funciona?

Embora o termo franquia seja muito popular para designar diferentes tipos de negócio, muitas pessoas têm incertezas sobre o que ele significa e como o modelo funciona exatamente.

Podemos definir franquia como uma estratégia em que uma empresa já atuante e experiente no mercado (franqueadora) comercializa a outra (franqueada) o direito de utilizar seu nome e/ou suas propriedades intelectuais.

Analista clínico trabalhando em frente ao computador
No modelo de franquias, o laboratório adquire o direito de utilizar o know-how e a marca de uma empresa com experiência.

Para obter esse direito, geralmente, é necessário que a franqueada pague uma porcentagem sobre o faturamento mensal do negócio – valor chamado de royalty. Eventualmente, também podem haver outros valores a serem quitados, como a taxa inicial de franquia e a taxa de publicidade.

Ao fazer isso, em vez de iniciar a própria marca e a operação do zero, a franqueada pode entrar no mercado com know-how e processos mais bem definidos. Todos esses trâmites devem estar de acordo com a Lei nº 13.966 de 2019, conhecida popularmente como Lei de Franquias.

Vantagens da franquia

A primeira vantagem de se escolher uma franquia é justamente ter um negócio já formatado em mãos, com estrutura, regras, métricas, identidade visual e, em alguns casos, até mesmo treinamentos oferecidos pelo franqueador.

Essa premissa também significa que, muito provavelmente, aquele negócio já foi testado e passou por testes mercadológicos. Da mesma forma, eventualmente, o público já possui uma impressão prévia daquela marca, o que garante um diferencial competitivo no mercado.

Outro ponto que costuma pesar muito na decisão de investir nesse modelo são as maiores chances de sucesso. As estatísticas do IBGE apontam que mais de 35% das empresas fecham até o segundo ano de operação no Brasil. Entretanto, com as franquias, os números são bem diferentes.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em até dois anos, a taxa de mortalidade de uma franquia é de apenas 5%, porcentagem mais de 30% menor.

Por fim, você também poderá crescer juntamente com a empresa matriz. Quanto mais uma franqueadora cresce e expande sua influência, um negócio franqueado também é alavancado, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento da marca.

Desvantagens da franquia

Como observamos, são muitas as vantagens de ter uma franquia de laboratório de análises clínicas, mas isso não sai de graça. O investimento por parte do franqueado costuma ser um pouco elevado, especialmente no início da operação, quando ainda não há um faturamento.

Para se ter uma ideia, elencamos as taxas mais cobradas por franqueadoras:

  • Taxa de franquia: é o valor cobrado de novos franqueados para começar a operação. Pode variar muito de acordo com a marca e os direitos incluídos no contrato;
  • Royalties: trata-se de uma taxa mensal para uso dos direitos de marca do franqueador. Também pode variar, mas geralmente, é uma porcentagem sobre os lucros mensais;
  • Taxa de publicidade: para investir em marketing e na expansão da marca, muitas vezes, a franqueadora cobra um valor mensal. Ele costuma ser entre 2% e 5% do faturamento bruto.

Outra possível desvantagem é a falta de flexibilidade. Como mencionamos, as franquias costumam ter regras bem definidas, e para algumas pessoas, isso pode acabar se tornando um problema, especialmente para gestores que já têm alguma experiência e a própria forma de gerir um negócio.

banner planilha de controle de insumos laboratoriais

Vale a pena abrir uma franquia de laboratório de análises clínicas?

Agora que você já conhece os principais pontos positivos e negativos desse modelo de negócios, chegou o momento de responder se vale a pena ou não investir em uma franquia de laboratório. A resposta mais correta, nesse caso, é que depende.

Caso você opte por adquirir os direitos, é necessário fazer um planejamento bastante sólido com antecedência. Nesse documento, inclua metas de crescimento e previsões para quando o investimento inicial irá se pagar.

Lembre-se de conversar com a equipe da franqueadora e pedir informações sobre a média do crescimento mensal e anual de sedes abertas em cidades de tamanho e perfil similar ao seu. Geralmente, também é possível conversar com outros franqueados e tirar algumas dúvidas a respeito do dia a dia na empresa.

Antes de optar pelo modelo, converse com a franqueadora e outros franqueados.

Se, pelo contrário, você preferir criar sua própria empresa, saiba que os primeiros meses podem ser desafiadores. Faça muitas pesquisas para se informar sobre o funcionamento de laboratórios de análises para aproximar-se do know-how do setor e evitar surpresas. 

Metas e estrutura

Além disso, planeje metas mês a mês e acompanhe os indicadores. Assim, certifique-se de que o negócio está crescendo conforme o esperado, ou até para implementar melhorias quando for necessário.

Em ambos os casos, também é imprescindível que você invista na estrutura da empresa, desde uma equipe multidisciplinar qualificada, ao imóvel escolhido para sediar a empresa, até os equipamentos e ferramentas que serão utilizados.

Já decidiu se vai investir em uma franquia de laboratório de análises clínicas? Independentemente do modelo escolhido, você precisará de um bom fornecedor para manter o negócio funcionando. 

A ForlabExpress é uma empresa com 15 anos de experiência no ramo de produtos laboratoriais. No catálogo da empresa, você encontra uma grande variedade de pipetas e pipetadores, balanças, agitadores e meios de cultura, entre muitos outros.

Quer ler mais conteúdos com dicas para a rotina do seu laboratório? Então, assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes