InícioGestão de laboratóriosAprenda a fazer planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas

Aprenda a fazer planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas

Autor

Data

Categoria

Todo negócio necessita de uma boa administração, e os laboratórios de análises clínicas não fogem a essa lógica. Uma gestão competente vai garantir que sua equipe aja com eficiência, além de contribuir para que a empresa se consolide no mercado. A primeira etapa a ser pensada é o planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas.

Esse documento serve como um guia para a organização geral e auxilia a estabelecer metas, planos de ação e conseguir ótimos resultados.

Prossiga na leitura e entenda como elaborar um bom planejamento para o seu laboratório, do início ao fim! 

Como fazer um planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas

O planejamento, em linhas gerais, é o ato de analisar a situação atual de uma empresa e definir os seus objetivos para o futuro. A partir disso, é possível traçar o caminho que precisa ser percorrido para alcançar essas metas.

Sua criação passa por diversas fases, desde a reunião de dados importantes sobre a empresa, o mercado e os concorrentes, até a interpretação dessas informações e a definição de metas e planos de ação.

Para uma empresa recém-formada, mesmo que não haja dados históricos, o planejamento também é necessário. Portanto, nesse caso, basta adaptar as análises e ter um foco maior nos objetivos e planos de ação.

Abaixo, vamos exemplificar como funciona cada uma dessas etapas.

Histórico da empresa

Para começar o planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas, é preciso analisar tudo o que o negócio já realizou até o momento em termos corporativos. Essa etapa é essencial para que você entenda com clareza em que momento seu projeto está.

Primeiramente, faça um relatório em texto corrido juntamente com outros gestores e coordenadores da empresa. Inclua no documento marcos importantes desde a fundação até o momento atual, como investimentos feitos, compra de equipamentos, contratações e reformas.

colegas de trabalho (duas mulheres e um homem) em um laboratório fazendo um planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas em computador
Para começar o planejamento, reúna a equipe e analise o histórico do laboratório.

A seguir, faça também um relato mais analítico, registrando dados sobre faturamento, entradas e saídas, tabela salarial, bem como ticket médio e sazonalidade. 

Análise SWOT para planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas

Também conhecida como Análise FOFA, esse estudo se dedica a analisar quatro aspectos de um projeto: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. É essencial justamente para clarear as informações já apresentadas.

Em forças, elenque vantagens competitivas do seu negócio em relação aos seus concorrentes; em fraquezas, faça o mesmo mas com as desvantagens; em oportunidades, identifique fatores externos que podem contribuir positivamente para os seus resultados; e em ameaças, questões que você não controla, mas que podem acabar lhe prejudicando.

Como é possível observar, os primeiros tópicos dizem respeito ao ambiente interno, e os demais ao externo. A partir disso, organize a análise em quatro quadrantes, de forma que eles fiquem lado a lado, de dois em dois. 

análise swot de planejamento estratégico laboratório de análises clínicas
Exemplo de formato para organizar uma análise SWOT.

Você ainda pode fazer um estudo extenso, mas depois, procure resumir a dois ou três frases para cada tópico. Um exemplo de Análise SWOT seria:

  • Forças: ponto bem localizado na cidade, parcerias com a maioria dos planos de saúde.
  • Fraquezas: nome do laboratório pouco reconhecido, falta de mão de obra qualificada. 
  • Oportunidades: pouca concorrência na região, crescimento da demanda por determinados exames.
  • Ameaças: rotatividade na equipe, mudanças regulatórias no setor.

Missão, visão e valores

Também conhecidos como “atributos estratégicos”, a criação de visão, missão e valores é importantíssima na hora de fazer o planejamento para o seu laboratório. 

Em primeiro lugar, eles mostram para o público externo (sejam clientes, parceiros ou investidores) quais são os pilares e objetivos da empresa de uma forma mais acessível e lúdica. Já para a equipe interna, esses parâmetros servem como foco para atingir os objetivos, além de uma maneira de motivar a todos.

homem fazendo pipetagem em laboratório de análises clínicas
Os atributos estratégicos de uma empresa se relacionam tanto com o ambiente interno quanto externo de um laboratório.

Saiba como definir cada um desses tópicos, bem como alguns exemplos notáveis:

1. Missão

A missão diz respeito ao objetivo mais importante e estratégico da empresa. Para isso, fuja de frases clichê ou genéricas, pois isso pode acabar não tendo nenhum impacto. Pelo contrário, formule algo chamativo, direto e transparente.

Alguns exemplos famosos de missões:

  • Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
  • McDonald’s “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.
  • Nike: “Levar inspiração e inovação para os atletas de todo o mundo”.
  • Nubank: “Combater a baixa bancarização no Brasil, trazendo opções mais acessíveis e desburocratizadas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente do mundo”.

2. Visão

A visão diz respeito aos objetivos para o futuro. Para isso, pare e pense: onde a empresa deseja estar nos próximos anos? Esse patamar será alcançado por meio de quais ações? A partir desses conceitos, crie uma frase que amarre bem os pontos e fique clara para o público.

Alguns exemplos famosos de visões:

  • Apple: “Mudar o mundo através da tecnologia”.
  • Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”.
  • Samsung: “Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios”.
  • Nubank: “Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.

3. Valores

Por fim, os valores são pilares que sustentam e norteiam o laboratório. Eles podem se referir à empresa em si, aos colaboradores, ao público, ao mercado ou ao ambiente. Costumam ser ideias duradouras, sem necessariamente estar projetadas sobre um futuro próximo.

Nessa frase, inclua termos como:

  • Responsabilidade
  • Paixão
  • Compromisso
  • Qualidade
  • Compartilhar
  • Satisfação
  • Sucesso
  • Excelência
  • Transparência
  • Sustentabilidade

Metas e objetivos do negócio

Agora que você já tem bem claro o histórico da empresa e os pilares sobre os quais ela deve funcionar, chegou o momento de traçar as metas e objetivos. Eles são um olhar a respeito da finalidade do planejamento estratégico e, consequentemente, da  organização.

Para que você possa acompanhar esses índices, é essencial que eles sejam palpáveis e mensuráveis, incluindo números e prazos. Por isso, depois de analisar dados passados da empresa, faça cálculos sobre a projeção de crescimento que pretende alcançar.

As metas da empresa podem incluir:

  • Aumentar o faturamento anual em 200% até o final de 2023.
  • Oferecer cursos para a qualificação de toda a equipe durante o próximo ano.
  • Dobrar as vendas de determinado procedimento dentro de seis meses.
  • Planejar uma reforma no laboratório dentro de cinco anos.

Se preferir, você pode traçar diferentes cenários, considerando um otimista, um pessimista e um realista, como meio termo entre ambos. É uma forma de oferecer alguma flexibilidade e contar com eventuais imprevistos.

Indicadores de performance (KPIs) 

Ao traçar seus objetivos, você define também os prazos para alcançá-los. Para monitorar o andamento das suas estratégias, crie indicadores chave de performance, conhecidos como KPIs.

duas mulheres elaborando indicadores de performance KPIs para planejamento estratégico laboratório de análises clínicas
KPIs: defina índices para acompanhar o crescimento do laboratório.

Essas métricas são medidas por meio de números ou porcentagens. Por exemplo, se a sua meta para dois anos é aumentar a receita do laboratório, um KPI a ser acompanhado pode ser justamente o faturamento: em janeiro, houve um aumento de 10%, em fevereiro, de 3%, em março houve queda de 1,5%, e assim sucessivamente.

Já se você está planejando uma reforma para os próximos cinco anos, é válido pesquisar quanto de dinheiro será necessário economizar mensalmente para viabilizar as obras. Estabeleça então um indicador para averiguar o lucro mensal e qual valor poderá ser destinado às economias nesse sentido.

É essencial que você acompanhe os KPIs de perto para corrigir as estratégias a tempo, caso necessário.

Plano de ação no planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas

A última etapa é justamente o plano de ação. A partir de todas as informações colhidas, das metas traçadas e das métricas definidas, é hora de formular as estratégias que você vai implementar no seu dia a dia.

Para isso, faça uma planilha ou lista com ações a serem feitas e defina datas de entrega para cada uma. Dessa forma, você divide os objetivos em pequenas partes, e é mais fácil acompanhar o andamento de cada uma.

Se você tem a pretensão de capacitar sua equipe, estabeleça um período para a procura de cursos, e depois, defina a data de início das ações e o prazo para que todos tenham feito a especialização.

Caso esteja planejando uma campanha de marketing, estabeleça um intervalo para a sua formulação, e em seguida, para a divulgação e o tempo em que ela permanecerá no ar. Depois disso, baseando-se nos KPIs, tire tempo para observar os resultados.

Ao cumprir todas essas etapas, seu planejamento estará pronto! A partir de agora, é importante ter acesso fácil a essas informações, seja fisicamente ou virtualmente, e monitorá-las a todo tempo, corrigindo e modificando as estratégias quando necessário. 

Fazer um planejamento estratégico para seu laboratório de análises clínicas pode ser um processo longo e até um pouco trabalhoso, mas o resultado vale muito a pena! É uma forma de profissionalizar seu negócio, ter mais clareza com relação ao trabalho que está sendo feito e almejar grandes objetivos.

Quer acompanhar mais conteúdos sobre gestão de laboratórios? Então continue lendo o blog da ForlabExpress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes