Todo negócio necessita de uma boa administração, e os laboratórios de análises clínicas não fogem a essa lógica. Uma gestão competente vai garantir que sua equipe aja com eficiência, além de contribuir para que a empresa se consolide no mercado. A primeira etapa a ser pensada é o planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas.
Esse documento serve como um guia para a organização geral e auxilia a estabelecer metas, planos de ação e conseguir ótimos resultados.
Prossiga na leitura e entenda como elaborar um bom planejamento para o seu laboratório, do início ao fim!
Como fazer um planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas
O planejamento, em linhas gerais, é o ato de analisar a situação atual de uma empresa e definir os seus objetivos para o futuro. A partir disso, é possível traçar o caminho que precisa ser percorrido para alcançar essas metas.
Sua criação passa por diversas fases, desde a reunião de dados importantes sobre a empresa, o mercado e os concorrentes, até a interpretação dessas informações e a definição de metas e planos de ação.
Para uma empresa recém-formada, mesmo que não haja dados históricos, o planejamento também é necessário. Portanto, nesse caso, basta adaptar as análises e ter um foco maior nos objetivos e planos de ação.
Abaixo, vamos exemplificar como funciona cada uma dessas etapas.
Histórico da empresa
Para começar o planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas, é preciso analisar tudo o que o negócio já realizou até o momento em termos corporativos. Essa etapa é essencial para que você entenda com clareza em que momento seu projeto está.
Primeiramente, faça um relatório em texto corrido juntamente com outros gestores e coordenadores da empresa. Inclua no documento marcos importantes desde a fundação até o momento atual, como investimentos feitos, compra de equipamentos, contratações e reformas.
A seguir, faça também um relato mais analítico, registrando dados sobre faturamento, entradas e saídas, tabela salarial, bem como ticket médio e sazonalidade.
Análise SWOT para planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas
Também conhecida como Análise FOFA, esse estudo se dedica a analisar quatro aspectos de um projeto: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. É essencial justamente para clarear as informações já apresentadas.
Em forças, elenque vantagens competitivas do seu negócio em relação aos seus concorrentes; em fraquezas, faça o mesmo mas com as desvantagens; em oportunidades, identifique fatores externos que podem contribuir positivamente para os seus resultados; e em ameaças, questões que você não controla, mas que podem acabar lhe prejudicando.
Como é possível observar, os primeiros tópicos dizem respeito ao ambiente interno, e os demais ao externo. A partir disso, organize a análise em quatro quadrantes, de forma que eles fiquem lado a lado, de dois em dois.
Você ainda pode fazer um estudo extenso, mas depois, procure resumir a dois ou três frases para cada tópico. Um exemplo de Análise SWOT seria:
- Forças: ponto bem localizado na cidade, parcerias com a maioria dos planos de saúde.
- Fraquezas: nome do laboratório pouco reconhecido, falta de mão de obra qualificada.
- Oportunidades: pouca concorrência na região, crescimento da demanda por determinados exames.
- Ameaças: rotatividade na equipe, mudanças regulatórias no setor.
Missão, visão e valores
Também conhecidos como “atributos estratégicos”, a criação de visão, missão e valores é importantíssima na hora de fazer o planejamento para o seu laboratório.
Em primeiro lugar, eles mostram para o público externo (sejam clientes, parceiros ou investidores) quais são os pilares e objetivos da empresa de uma forma mais acessível e lúdica. Já para a equipe interna, esses parâmetros servem como foco para atingir os objetivos, além de uma maneira de motivar a todos.
Saiba como definir cada um desses tópicos, bem como alguns exemplos notáveis:
1. Missão
A missão diz respeito ao objetivo mais importante e estratégico da empresa. Para isso, fuja de frases clichê ou genéricas, pois isso pode acabar não tendo nenhum impacto. Pelo contrário, formule algo chamativo, direto e transparente.
Alguns exemplos famosos de missões:
- Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
- McDonald’s “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.
- Nike: “Levar inspiração e inovação para os atletas de todo o mundo”.
- Nubank: “Combater a baixa bancarização no Brasil, trazendo opções mais acessíveis e desburocratizadas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente do mundo”.
2. Visão
A visão diz respeito aos objetivos para o futuro. Para isso, pare e pense: onde a empresa deseja estar nos próximos anos? Esse patamar será alcançado por meio de quais ações? A partir desses conceitos, crie uma frase que amarre bem os pontos e fique clara para o público.
Alguns exemplos famosos de visões:
- Apple: “Mudar o mundo através da tecnologia”.
- Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”.
- Samsung: “Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios”.
- Nubank: “Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.
3. Valores
Por fim, os valores são pilares que sustentam e norteiam o laboratório. Eles podem se referir à empresa em si, aos colaboradores, ao público, ao mercado ou ao ambiente. Costumam ser ideias duradouras, sem necessariamente estar projetadas sobre um futuro próximo.
Nessa frase, inclua termos como:
- Responsabilidade
- Paixão
- Compromisso
- Qualidade
- Compartilhar
- Satisfação
- Sucesso
- Excelência
- Transparência
- Sustentabilidade
Metas e objetivos do negócio
Agora que você já tem bem claro o histórico da empresa e os pilares sobre os quais ela deve funcionar, chegou o momento de traçar as metas e objetivos. Eles são um olhar a respeito da finalidade do planejamento estratégico e, consequentemente, da organização.
Para que você possa acompanhar esses índices, é essencial que eles sejam palpáveis e mensuráveis, incluindo números e prazos. Por isso, depois de analisar dados passados da empresa, faça cálculos sobre a projeção de crescimento que pretende alcançar.
As metas da empresa podem incluir:
- Aumentar o faturamento anual em 200% até o final de 2023.
- Oferecer cursos para a qualificação de toda a equipe durante o próximo ano.
- Dobrar as vendas de determinado procedimento dentro de seis meses.
- Planejar uma reforma no laboratório dentro de cinco anos.
Se preferir, você pode traçar diferentes cenários, considerando um otimista, um pessimista e um realista, como meio termo entre ambos. É uma forma de oferecer alguma flexibilidade e contar com eventuais imprevistos.
Indicadores de performance (KPIs)
Ao traçar seus objetivos, você define também os prazos para alcançá-los. Para monitorar o andamento das suas estratégias, crie indicadores chave de performance, conhecidos como KPIs.
Essas métricas são medidas por meio de números ou porcentagens. Por exemplo, se a sua meta para dois anos é aumentar a receita do laboratório, um KPI a ser acompanhado pode ser justamente o faturamento: em janeiro, houve um aumento de 10%, em fevereiro, de 3%, em março houve queda de 1,5%, e assim sucessivamente.
Já se você está planejando uma reforma para os próximos cinco anos, é válido pesquisar quanto de dinheiro será necessário economizar mensalmente para viabilizar as obras. Estabeleça então um indicador para averiguar o lucro mensal e qual valor poderá ser destinado às economias nesse sentido.
É essencial que você acompanhe os KPIs de perto para corrigir as estratégias a tempo, caso necessário.
Plano de ação no planejamento estratégico para laboratório de análises clínicas
A última etapa é justamente o plano de ação. A partir de todas as informações colhidas, das metas traçadas e das métricas definidas, é hora de formular as estratégias que você vai implementar no seu dia a dia.
Para isso, faça uma planilha ou lista com ações a serem feitas e defina datas de entrega para cada uma. Dessa forma, você divide os objetivos em pequenas partes, e é mais fácil acompanhar o andamento de cada uma.
Se você tem a pretensão de capacitar sua equipe, estabeleça um período para a procura de cursos, e depois, defina a data de início das ações e o prazo para que todos tenham feito a especialização.
Caso esteja planejando uma campanha de marketing, estabeleça um intervalo para a sua formulação, e em seguida, para a divulgação e o tempo em que ela permanecerá no ar. Depois disso, baseando-se nos KPIs, tire tempo para observar os resultados.
Ao cumprir todas essas etapas, seu planejamento estará pronto! A partir de agora, é importante ter acesso fácil a essas informações, seja fisicamente ou virtualmente, e monitorá-las a todo tempo, corrigindo e modificando as estratégias quando necessário.
Fazer um planejamento estratégico para seu laboratório de análises clínicas pode ser um processo longo e até um pouco trabalhoso, mas o resultado vale muito a pena! É uma forma de profissionalizar seu negócio, ter mais clareza com relação ao trabalho que está sendo feito e almejar grandes objetivos.
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