InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesAgitador vortex: por que utilizar e como escolher?

Agitador vortex: por que utilizar e como escolher?

Autor

Data

Categoria

Na hora de agitar e homogeneizar soluções líquidas em tubos ou frascos, o agitador vortex facilita o processo e permite que aconteça em grande escala.

Continue neste texto para entender melhor a função desse equipamento para laboratório, assim como conhecer os modelos disponíveis no mercado. Boa leitura!

Agitador vortex: função

Entre tantos equipamentos disponíveis e que são utilizados na rotina de um laboratório, o agitador tipo vortex é uma tecnologia criada com o propósito de facilitar a mistura de amostras que podem ser colocadas em tubo de ensaio, frascos ou placas de poços.

Na prática, para que o agitador de tubos cumpra o papel a qual foi destinado, um mecanismo bem simples agita as amostras que são depositadas ou inseridas nele. Abaixo da plataforma do aparelho, há a presença de eixos motorizados que se agitam e transferem o movimento orbital para os recipientes do misturador. Com isso, os fluidos da amostra circulam e passam pelo chamado fluxo turbulento — também conhecido por vórtice. 

O resultado dessa alta rotação é uma homogeneização precisa da substância escolhida, característica que o torna indispensável na bancada de qualquer laboratório.

Qual agitador vortex comprar

Podendo ser utilizado em diversas áreas, como biociência, microbiologia e bioquímica, o agitador de tubo vortex pode ser encontrado em velocidades distintas, seja com a opção de função contínua ou sob demanda, assim como outras configurações.

Produzidos a partir de materiais resistentes e de qualidade, atualmente, existem modelos que possibilitam o processamento de apenas um líquido, mas também de múltiplos, de forma simultânea.

Exemplo de agitador vortex para processamento de um líquido por vez.

Considerando todas essas diferenças, portanto, avalie alguns aspectos subjetivos ao seu trabalho antes de optar por um modelo específico, como a velocidade necessária, o torque do aparelho — a força que ele vai exigir para atingir a velocidade requisitada —, o volume de materiais a serem analisados, tipo de frasco que será utilizado para a agitação e, é claro, a viscosidade da amostra.

Se você está pensando em adquirir um agitador vortex, avaliar essas questões vai facilitar a decisão e possibilitar que você faça uma boa compra.

Opções disponíveis na ForlabExpress

Há mais de uma década no ramo, a ForlabExpress é uma distribuidora de produtos para laboratórios, sendo representante das melhores marcas do Brasil e do mundo de equipamentos voltados para profissionais da ciência, pesquisa, indústria e análises clínicas.

Agora que você já sabe como o vortex agitador de tubos funciona, assim como os critérios que devem ser avaliados antes de adquirir um, chegou a hora de conhecer cinco modelos do equipamento que estão disponíveis no e-commerce da empresa. Confira!

1. Agitador Vortex Lab Dancer – 2800 rpm – Ika

O Agitador Vortex Lab Dancer faz parte da linha de Agitadores da Ika, sendo um dos mais simples. Com design inovador e atrativo, ele mistura pequenas amostras. 

Suportando pequenos recipientes de até 30 mm de diâmetro, como tubos de teste, tubos de centrífuga, provetas Eppendorf, ele atinge velocidade fixa de 2800 rpm. 

Capaz de realizar uma excelente mistura, sem muitas exigências, a superfície do tubo de teste é produzida a partir de plástico inerte, ao passo que a parte inferior com fundição é revestida em zinco.

Além disso, o modelo inclui um conjunto de unidade de alimentação leve de 12 V.

agitador vortex

2. Agitador Mini Vortex CappRondo – 4500 rpm – Capp

O agitador vortex CappRondo da marca Capp conta com movimentação orbital cuja velocidade pode atingir 4500 rpm.

Operando por meio de pressão, ele traz um diâmetro de 4.5 mm, sendo compatível com tubos de até 30 mm. A alimentação universal é de 90 V a 230 V, 50/60 Hz e o corpo do equipamento é em ABS.

agitador vortex

3. Agitador Vortex Basic – 2800 rpm – Kasvi

O Agitador Vortex Kasvi, modelo Basic, homogeneíza soluções. Ele apresenta dois modos distintos de trabalho: toque ou contínuo, a partir de uma velocidade fixa.

Com potência de 30 W e tensão de AC 230V/60Hz ele tem uma plataforma cônica e base com ventosas.

agitador vortex

4. Agitador Vortex – 4500 rpm – AHN

Indicado para tubos com diâmetro até 30 mm, o agitador vortex da AHN também é mais uma possibilidade para o seu laboratório. Com 4500 rpm, ele realiza mistura rápida e ressuspensão de amostras em tudo de ensaios em laboratórios e indústrias.

A fim de garantir melhor aderência à bancada, ele apresenta pés com ventosas que o impossibilitam de se mover durante operações em velocidade máxima — que, inclusive, são silenciosas com ruído abaixo de 50 dB.

O modo de operação é por toque, sendo que esse aparelho é apto para uso em câmaras frias e exaustores.

agitador-vortex

5. Agitador Vortex Multiplataformas – 3000 rpm – Cralplast

Por fim, um dos mais recentes agitadores vortex disponíveis na ForlabExpress é o modelo Multiplataformas da Cralplast. Com operação simples, ele apresenta alta versatilidade podendo armazenar diferentes tubos.

Com movimento orbital, o controle pode ser feito a partir do modo contínuo ou touch, enquanto que o sistema de ventosas facilita a fixação em superfícies, e o centro cônico possibilita a agitação manual de tubos tipo falcon de até 125 ml.

agitador vortex

O fato é que os agitadores vortex para laboratório tendem a tornar a rotina mais prática. Poupando tempo, eles e colaboram não só com misturas precisas ao decorrer das análises clínicas, mas com resultados.

E se você chegou até aqui, aproveite para conferir mais produtos indispensáveis para a sua bancada disponíveis na ForlabExpress

agitador vortex

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes