InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesMedidores de pH: sua importância e opções ForlabExpress

Medidores de pH: sua importância e opções ForlabExpress

Autor

Data

Categoria

Você já se perguntou o que é pH? A sigla é utilizada para determinar a classificação de uma solução a partir da concentração de hidrônios (H3O+) e hidróxidos (OH-) nela. Sendo assim, o pH tem como foco representar o nível de acidez de substâncias, determinando ainda se ele é básico ou neutro. Nesse sentido, para que seja possível chegar a um resultado, foram criados os medidores de pH. 

Neste texto, você confere a importância de realizar essa medição, como fazê-la e ainda modelos de medidores disponíveis na ForlabExpress!

A importância de medir o pH

Cada substância possui características particulares. Essas especificidades, dependendo da finalidade do uso, podem ou não se alterar. A depender do propósito e do material a ser trabalho, é necessário realizar ensaios a fim de verificar e controlar a situação.

Sendo assim, para manter a qualidade e os critérios particulares daquilo que será produzido ou avaliado, garantir um pH ideal é essencial.

Algumas áreas e locais em que é relevante compreender qual o valor do pH são:

  • Alimentos
  • Bebidas
  • Biotecnologia
  • Controle da preservação do meio ambiente
  • Cosméticas
  • Farmacêuticas
  • Laboratórios de pesquisa e análises clínicas
  • Piscinas
Há opções de medidores de pH para os mais diversos tipos de análises.

Em piscinas, por exemplo, o nível de pH deve ser entre 7,2 e 7,6 — falaremos da escala de pH a seguir. Abaixo de 7,2, ocasiona irritações nos olhos, na pele e mucosas, assim como uma possível corrosão das partes metálicas da piscina. 

Acima de 7,6, a água se encontra muito alcalina e apresentará aspecto turvo, os produtos de desinfecção terão a eficácia comprometida, as chances de calcificação em tubulações e equipamentos aumentarão, assim como os banhistas também podem apresentar irritações nos olhos, na pele e até desenvolver micoses.

Como se mede o pH

Mas na hora de alcançar esses números, como fazer isso? A resposta é simples: a tecnologia evoluiu de uma forma que, atualmente, é possível encontrar uma série de aparelhos conhecidos como peagâmetros que fazem isso. 

No caso do aparelho, ele possui um eletrodo, que deve ser imerso na solução analisada, e um potenciômetro cuja responsabilidade é calibrar o aparelho com as soluções de referência.

Além disso, há reagentes que facilitam esse processo em situações mais comuns — como no caso de uma pessoa que tem piscina em casa e opta por verificar por conta própria o nível de pH da água, avaliando a chamada escala de pH — e de papéis indicadores de pH.

Escala de pH

A escala de pH foi criada por um químico dinamarquês, nascido na cidade de Havrebjerg, chamado Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939), mas que sonhava em ser médico. Tendo estudado na Universidade de Copenhague, foi graças à relação com outro importante profissional da química, SM Jørgensen, que Sorensen descobriu sua verdadeira paixão.

Foi ainda na faculdade, onde coordenou o laboratório de quimíca, que ele estudou por mais de três décadas a concentração de íons de hidrogênio, ou seja, a escala de pH — que foi oficialmente introduzida em 1909 e determina o seguinte:

  • Acima de 7: representa substâncias alcalinas
  • Em 7: representa substâncias neutras
  • Inferior a 7: representa substâncias ácidas

E para colaborar com a visualização dos resultados da medição de pH, a escala é representada por cores que podem ser comparadas à amostra coletada. Esse processo facilita determinar se a substância está alcalina, neutra ou ácida.

Entre as opções, há os medidores de pH em formato de papel.

Tipos de Medidores de pH na ForlabExpress

Na ForlabExpress, você encontra medidor de pH para laboratório. Há aparelhos para avaliação da água e até da pele humana. Confira a seguir algumas opções!

pHmetro de bolso

O pHmetro de Bolso pHep® da Hanna é um medidor fácil de usar e que simplifica o monitoramento da qualidade da água. Com resolução de 0,1 e calibração automática de dois pontos, possibilita a compensação de temperatura em um dispositivo de bolso único e portátil.

A fim de facilitar a mobilidade, ele é ótimo para bebedouros, aquários, piscinas e lagoas.

As leituras de pH são exibidas com resolução de 0,1 pH e precisão de ± 0,1 pH. A gama de pH do pHmetro de Bolso Hanna é de 0,0 a 14,0 pH.

medidores de pH

Medidor de pH para carne

O Medidor de pH para Carne da Hanna foi criado para facilitar as medições de pH na carne. Presente na linha Foodcare, o aparelho é ideal para suportar as condições exigentes das plantas de processamento desse tipo de produto. 

O eletrodo integrado contém uma junção de referência aberta, ponta cônica de vidro e uma membrana desmontável que possibilita a medição de pH diretamente no alimento.

medidores de pH

Medidor de pH de bolso checker

O pHmetro de Bolso Checker da Hanna garante a obtenção de medições de pH de maneira simples na hora de operá-lo — o que pode ser feito por meio de um único botão.

Apesar de ter design semelhante ao Checker original, essa versão oferece calibração automática em um ou dois pontos, reconhecimento automático do tampão, tags de calibração, indicador de estabilidade, indicador do nível de bateria e desligamento automático programável.

medidores de pH

Medidor de pH portátil impermeável

O Medidor de pH/ORP Portátil Impermeável da Hanna entrega resistência com performance, além de funções de um medidor de bancada. Profissional, ele é à prova d’água e possui selo de resistência IP67. Com ele, é possível realizar medições de pH, ORP e temperatura.

medidores de pH

Medidor de pH para solo

Projetado para simplificar as medições de pH do solo, o Medidor GroLine de pH Direto no Solo Hanna foi desenvolvido para fazer medições em aplicações agrícolas e ambientais. 

O eletrodo integrado tem uma junção de referência aberta, ponta de vidro cônica e uma tampa removível — características que o tornam o equipamento ideal para medir o pH.

medidores de pH

Medidor de pH à prova d’água

O Medidor de pH Groline para Hidroponia da Hanna é um aparelho de bolso para pH, mas também mede temperatura, sendo ideal para aferições em soluções nutritivas de hidroponia.

Possuindo apenas 0.7” de espessura, ele é muito ergonômico e possui design adequado para segurá-lo de maneira cômoda nas mãos. A tela de LCD contribui para facilitar a leitura — que também indica calibração, estabilidade e nível de bateria. À prova d’água, a operação se dá com apenas dois botões.

medidores de pH

Medidor de pH impermeável e de temperatura

O Medidor Impermeável de pH e Temperatura pHEP®4 da Hanna é um aparelho avançado que possui muitas funções que podem ser encontradas em medidores de bancada e portáteis.

Ergonômico, ele realiza medição de pH numa faixa de -2.0 a 16.0 pH com precisão de ±0.1 pH. 

O aparelho proporciona calibração automática em um ou dois pontos, assim como compensação automática de temperatura. No visor LCD, é possível reparar os resultados das leituras. Essa opção também é à prova d’água e traz eletrodo de pH substituível.

medidores de pH

pHmetro de bancada

O pHmetro de bancada com Compensação de Temperatura (ATC) da Kasvi é um aparelho preciso, com display digital em LCD, que mostra os valores de pH e temperatura ou mV e temperatura, simultaneamente.

Leve, ele possibilita uma visualização clara das informações necessárias, sendo de fácil calibração e operação.

Conta ainda com braço articulado que serve de suporte para eletrodo e tampão (sachês para serem diluídos em 250 ml de água deionizada).

medidores de pH

O valor do pH interfere em diversos quesitos, desde o sabor de uma comida ou bebida até a saúde humana. Por isso, avaliá-lo é indispensável. Sem dúvidas, esse é o tipo de aparelho que não pode faltar na sua rotina.

E se você deseja tornar seus resultados ainda mais precisos, conte com a ForlabExpress. Confira mais aparelhos voltados para laboratórios clicando no banner abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes