InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesBomba peristáltica Masterflex: entenda a diferença de cada tipo

Bomba peristáltica Masterflex: entenda a diferença de cada tipo

Autor

Data

Categoria

Essencial em diversas aplicações laboratoriais, a bomba peristáltica Masterflex é um equipamento que conta com o comprometimento em qualidade e performance da empresa alemã, líder mundial nesse tipo de produto desde sua criação, nos anos 1980.

O modelo de bomba da Masterflex tem como característica o deslocamento positivo para movimentar fluidos em um sistema. A máquina opera com base na compressão alternada de uma mangueira flexível por meio de rodos. Assim, há criação de um fluxo de líquidos constante e uniforme, com controle rígido e prevenindo contaminações.

O mais interessante é que a Masterflex conta com mais de um tipo de bomba peristáltica. Então, continue a leitura para conhecê-las e, ao final, veja como escolher a ideal para sua operação!

Modelos de bomba peristáltica Masterflex

A Masterflex possui uma variedade de modelos de bomba peristáltica, que se diferenciam de acordo com os recursos disponíveis. O objetivo é atender as demandas específicas de fluxo e pressão de cada aplicação nos laboratórios. Confira os detalhes de cada um deles a seguir!

B/T

A linha B/T de bomba peristáltica Masterflex foi projetada para aplicações com fluidos agressivos, sendo que a cabeça é feita de aço inoxidável resistente à corrosão.

O equipamento apresenta um sistema de cabeçote de bomba intercambiável, ou seja, comporta mangueiras de diferentes tamanhos e materiais para ser usado numa mesma unidade de acionamento.

Por conta da resistência a produtos mais agressivos, geralmente é utilizada em indústrias químicas, farmacêuticas, de biotecnologia, além de laboratórios.

A bomba B/T também permite controle da vazão. Ao passo que a vazão depende da mangueira Masterflex utilizada e da velocidade. De acordo com a fabricante, a da linha B/T varia de 30 mL/min a 42.000 mL/min.

Bomba peristáltica Masterflex B/T.
Botão clique e confira da Forlab.

C/L

A bomba da linha C/L é ideal para laboratórios e ambientes de pesquisa e, geralmente, é manuseada para aplicações com dosagem de reagentes, cromatografia líquida, análise de espectrofotometria de massa, entre outras situações. Em geral, são atividades que exigem controle preciso do fluxo de fluidos viscosos, corrosivos e sensíveis à temperatura.

O sistema é intercambiável e a vazão da série de bombas varia de 0,00167 mL/min a 12.300 mL/min.

L/S

O modelo L/S é um equipamento de alto desempenho, com vazão que varia de 0,00005 mL/min a 3.400 mL/min. A bomba dosadora peristáltica é utilizada em aplicações industriais e de pesquisa, principalmente quando o objetivo é o controle de fluxo, e conta com motor de alta qualidade com baixo ruído.

O sistema de cabeçote desse modelo é intercambiável e compatível com diversos tipos de líquidos. E os mais novos contam com recurso de antigotejamento, que garante distribuição precisa. 

Possui quatro modos de operação que podem ser selecionados na interface de LCD gráfico:

  1. Execução contínua.
  2. Dispensa programada.
  3. Dispensa duplicada.
  4. Dispensa volumétrica.
Bomba peristáltica Masterflex L/S.
Botão clique e confira da Forlab.

I/P

Já a bomba peristáltica Masterflex I/P se caracteriza por ser compacta e portátil, ideal para aplicações em campo ou em laboratórios móveis, além de possuir ótimo controle de fluxo constante. 

A vazão da série varia de 1.000 mL/min a 26.000 mL/min, e o sistema de cabeçote de bomba é intercambiável.

Bomba peristáltica Masterflex I/P.
Botão clique e confira da Forlab.

Como escolher sua bomba peristáltica?

Para escolher a bomba peristáltica certa para sua operação, é preciso atentar-se a alguns critérios. Confira cada um deles na sequência!

Vazão

A vazão é a quantidade de fluido que pode ser transferida em um determinado período de tempo pela bomba (mL/min). Por isso, é importante escolher um equipamento com capacidade de transportar o volume necessário para a aplicação.

Pressão

Outro fator importante é a pressão exercida pela bomba peristáltica sobre o fluido bombeado. Essa força deve ser suficiente para impedir resistências encontradas no sistema de transferência.

Líquido

O tipo de líquido a ser inserido no sistema com bomba peristáltica também deve ser considerado. Enquanto alguns produtos químicos podem ser corrosivos e danificar o equipamento, outros podem ser sensíveis à temperatura e precisar de uma máquina específica. O recomendado, portanto, é verificar as necessidades e as possibilidades de uso.

Mangueira

A largura da mangueira pode afetar diretamente a vazão e a pressão da bomba, por isso é preciso checar qual o tamanho correto para cada aplicação.

Frequência de uso

Caso a aplicação da bomba seja frequente e constante, é importante escolher um modelo com mais qualidade e durabilidade ao laboratório. Ao menos que a ideia seja usar de vez em quando.

Recursos adicionais

Dependendo do modelo escolhido, eles podem possuir recursos além do bombeamento do fluido, como controle de temperatura, ajuste automático de fluxo ou uso de interface avançada para programação. Essas características podem ser interessantes a depender da aplicação da máquina.

Banner e-book Opentrons.

Bombas peristálticas na indústria alimentícia

As bombas peristálticas para indústria alimentícia são ideais para bombeamento higiênico de muitos alimentos e bebidas. Nesse sentido, possuem papel importante, principalmente na transferência de fluidos abrasivos, viscosos e sensíveis ao cisalhamento.

É o caso de leveduras nas indústrias cervejeiras ou no processo de transferência de leites, cremes e soros em empresas de laticínios, devido à capacidade de bombear com suavidade e precisão fluidos mais exigentes, mantendo uma taxa baixa de cisalhamento e a integridade do meio.

O equipamento também pode ser utilizado para dosagem de corantes e aditivos que requerem precisão e repetibilidade, pois possui alta capacidade de sucção, garantindo segurança e confiabilidade. 

Além disso, mede a quantidade de cloro na rede de abastecimento de água para indústrias alimentícias, que é uma exigência sanitária.

Indicações de uso

Entre as principais indicações de uso geral da bomba peristáltica Masterflex estão:

  • Transporte de leveduras na indústria cervejeira.
  • Medição de aditivos para pães e bolos industriais, além de corantes, aromatizantes e adoçantes.
  • Transferência de terras diatomácea para filtração, molhos, massas e sucos com pedaços.
  • Dosagem química para tratamento de efluentes e resíduos.

Perguntas frequentes sobre o equipamento

Antes de adquirir a bomba peristáltica Masterflex, é importante confirmar alguns pontos. Por isso, confira as respostas para dúvidas recorrentes dos usuários.

1. Quais as principais certificações das bombas peristálticas Masterflex?

Os produtos Masterflex possuem diversas certificações internacionais, como: 

  • USP Class VI
  • FDA
  • 3ª Sanitary
  • cGMP
  • cGLP
  • RoHS
  • REACH
  • ADCF
  • NSF 51 

2. As mangueiras de contato com os produtos são de grau alimentício?

Sim, a Masterflex oferece mais de 20 formulações e algumas delas são dedicadas para o segmento alimentício. 

3. Quais são as instruções para limpeza das bombas Masterflex? 

Bombas voltadas para a produção podem ser oferecidas em aço inox e podem ser higienizadas sem problemas, já que se trata de sistema fechado e sem risco de dano das partes internas. A amostra nunca entra em contato com nenhum componente que não seja a mangueira.

Quando o assunto são bombas peristálticas, a Masterflex é referência na fabricação e possui modelos diferentes para tipos de aplicações e funcionalidades específicas, cruciais para obter os resultados esperados.

Está procurando por esse tipo de equipamento? Então, clique na imagem abaixo e acesse o e-commerce da Forlab para conferir as bombas peristálticas Masterflex e mangueiras disponíveis para compra!

Banner final bomba peristáltica Masterflex.

Foto de capa: Divulgação/YouTube/Masterflex Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes