InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesQuais as vantagens da micropipeta eletrônica sobre a manual?

Quais as vantagens da micropipeta eletrônica sobre a manual?

Autor

Data

Categoria

A micropipeta eletrônica é um instrumento indispensável seja qual for o laboratório, uma vez que faz a medição de líquidos e a transferência em volumes precisos, com alta exatidão. Por ter auxílio de tecnologia, numa atividade que cada detalhe faz toda diferença, ela possui diversos benefícios em relação à manual.

De forma geral, o equipamento possui um pistão movido eletronicamente que aspira e dispensa líquidos, em um volume específico, geralmente em microlitros (μL), escolhido via display digital.

Continue a leitura para ver todas suas vantagens sobre a manual, saber como calibrá-la corretamente, realizar a limpeza e o armazenamento, além de escolher o modelo ideal!

Banner para e-book qual a melhor micropipeta para você.

Benefícios da micropipeta eletrônica

A micropipeta é uma das ferramentas mais utilizadas em laboratórios de pesquisas e diagnósticos, já que a transferência de líquidos ocorre em diversos procedimentos. No entanto, a eletrônica conta com algumas vantagens sobre a manual.

Entre os principais benefícios estão a precisão e a exatidão obtidas no momento em que os volumes precisam ser aferidos. Como as aplicações exigem alta precisão, cada microlitro (μL) é fundamental para um resultado mais assertivo, principalmente se erros humanos puderem ser evitados. 

Outra vantagem é a ergonomia, uma vez que o design mais confortável contribui para o uso prolongado do aparelho. O fato do operador ficar menos fatigado aumenta a reprodutibilidade e diminui o tempo de operação, quando comparado às micropipetas convencionais.

O instrumento também evita a contaminação cruzada entre amostras por não permitir o contato direto, além de contar com dispositivos de calibração automática, garantindo resultados mais confiáveis.

Micropipetas eletrônicas em suporte na bancada do laboratório.
A pipetagem é realizada de forma mais rápida quando feita pela ferramenta eletrônica, e não pela manual.

Como calibrar micropipetas?

A calibração regular da micropipeta automática garante que o instrumento esteja funcionando corretamente e fornecendo resultados mais apurados. Confira, na sequência, os passos para calibração da ferramenta.

1. Selecione uma solução de referência

A primeira coisa a se fazer ao calibrar um pipetador é definir a solução que vai ser considerada referência. Ela precisa ter uma concentração conhecida e é necessário certificar se está em temperatura ambiente. Geralmente, utiliza-se água destilada ou outro líquido apropriado.

2. Ajuste o volume

Insira na micropipeta a quantidade recomendada para a solução de referência.

3. Aspire a solução

Com uso do instrumento, aspire a solução escolhida e remova qualquer tipo de excesso existente tocando a ponta numa superfície lisa.

4. Pese a solução

Com auxílio de uma balança de precisão, pese a massa da solução e registre o valor.

5. Compare os valores

Após o procedimento, é preciso comparar o valor medido com o esperado (a partir da densidade e do volume da solução) e calcular o desvio relativo. Se for maior que o aceitável, é necessário realizar o ajuste da micropipeta. Entretanto, se estiver numa faixa mais precisa, o instrumento está calibrado.

6. Ajuste a micropipeta

Se os valores forem discrepantes, utilize a chave de ajuste para apertar ou afrouxar o parafuso da micropipeta, com objetivo de realizar novamente o processo e obter os valores esperados.

7. Repita o procedimento

Para que a calibração da ferramenta seja feita de forma adequada, repita o processo em diferentes volumes com a solução de referência em toda sua faixa de operação.

Vale ressaltar que, dependendo do modelo, as micropipetas eletrônicas possuem calibração automática. Deve-se seguir as instruções do fabricante sempre. Equipamentos diferentes podem ter procedimentos com certas particularidades.

A ForlabExpress possui laboratório acreditado pela CGCRE de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o número CAL-0648. Clique na imagem abaixo, adquira seu equipamento e ganhe uma calibração RBC grátis!

Banner calibração RBC grátis na ForlabExpress.

Como limpar a micropipeta?

A limpeza correta do instrumento ajuda a prolongar a vida útil para utilização em laboratório. Confira alguns pontos a se levar em consideração durante a higienização:

  • Realize o descarte correto das ponteiras.
  • Limpe a superfície externa com pano macio e solução recomendada pelo fabricante.
  • Higienize a ponta da micropipeta e enxágue com água destilada.
  • Desinfecte o equipamento com produtos apropriados.
  • Verifique se o instrumento está limpo e seco antes de utilizar.
  • Armazene em local apropriado.

Como as micropipetas devem ser guardadas?

O armazenamento da micropipeta eletrônica merece um tópico à parte, pois manter a integridade da ferramenta é crucial para garantir a precisão na hora do uso. Em primeiro lugar, é recomendado utilizar um suporte apropriado para evitar danos e proteger a ponta.

Deve-se evitar mudanças bruscas de temperatura e protegê-la da umidade, já que os componentes eletrônicos podem ser danificados. 

Além disso, mantenha as pontas limpas para não contaminar, confira o estado das baterias para evitar problemas durante o uso e faça manutenções periódicas para que as micropipetas estejam sempre reguladas e desempenhem suas funções corretamente.

Como escolher a micropipeta eletrônica adequada?

Para decidir sobre o equipamento adequado, é preciso entender as necessidades e exigências específicas do laboratório ou mesmo da finalidade da aplicação. Outros parâmetros importantes são:

  • Volume de pipetagem.
  • Precisão e exatidão da micropipeta.
  • Modos de operação, como dispensão, aspiração e mistura.
  • Conformidade com normas e regulamentações.
  • Ergonomia.
  • Marca e modelo, levando em consideração a disponibilidade de acessórios e peças de reposição.
  • Calibração do instrumento.

Decidir o modelo de uma micropipeta com volume variável definido previamente, sabendo o porquê ela vai ser tão importante na operação, garante maior precisão e eficiência na rotina do laboratório.

A micropipeta eletrônica é um instrumento que facilita o trabalho, seja na rapidez que executa sua função ou mesmo na precisão que dispensa os volumes na transferência de líquidos. É isso que a faz ser melhor que as manuais, evitando problemas de manuseio e favorecendo a automatização em processos longos e tediosos.

Está procurando por pipetadores eletrônicos para agilizar sua rotina no laboratório e obter resultados mais precisos? Então, clique na imagem abaixo, acesse o e-commerce da ForlabExpress e veja modelos de micropipeta monocanal e até com oito canais!

Banner para categoria de pipetadores eletrônicos da ForlabExpress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes