InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesGuia: conheça os principais tipos de balanças de laboratório

Guia: conheça os principais tipos de balanças de laboratório

Data

Os diferentes tipos de balanças de laboratório são comuns na rotina de quem trabalha na análise e diagnóstico de soluções. Aferir o peso de um corpo é um processo vital para garantir resultados mais confiáveis e seguros ao cliente.

Cada modelo possui uma especificidade, e o profissional deve saber qual utilizar, levando em consideração a capacidade máxima de peso suportado, a precisão pelo número de casas decimais e a necessidade.

Continue a leitura e saiba quais são os modelos de balanças de laboratório e os usos de cada uma!

Banner fino para novo e-commerce da Forlab.

Quais são os tipos de balanças de laboratórios?

As balanças de laboratório se diferenciam, principalmente, por conta da sua precisão. Na sequência, conheça cada um dos modelos, suas particularidades e usabilidades.

Balança de precisão

Para garantir exatidão, a balança de precisão digital não precisa de um controle rígido de condições, uma vez que faz leituras estáveis. O modelo é menos sensível à variação de temperatura ou correntes de ar.

É encontrado em laboratório, principalmente nas pesquisas de controle de qualidade, assim como em indústrias, usadas para uma pesagem mais simples e ágil.

Balança determinadora de umidade

Ao invés de aferir o peso de uma substância, esse modelo determina a quantidade de umidade do material, seja líquido ou sólido.

O resultado é obtido pelo aquecimento homogêneo do corpo analisado. Após esquentar, o material seca e a variação na massa informa a quantidade de umidade presente.

A balança determinadora promove uma análise rápida e precisa, é fácil de se usar e pode ser encontrada principalmente em laboratórios de indústrias.

Balança industrial

Se você precisa aferir o peso de um corpo maior, o ideal é utilizar uma balança industrial, uma vez que tem uma capacidade máxima elevada. Sua principal diferença entre um modelo convencional é a precisão que esse tipo oferece.

Elas são muito úteis para os laboratórios de indústrias alimentícias, químicas e petroquímicas, pois conseguem pesar cargas maiores com maior efetividade.

Balança analítica

A balança analítica é um modelo que se destaca pela precisão na pesagem de um material. Devido à exatidão dos números, é fundamental em laboratórios e indústrias, como na fabricação de medicamentos.

Tipos de balanças de laboratório - profissional pesa substância em balança de precisão no laboratório.
Quanto maior o número de casas decimais lidas, maior a precisão da balança.

Balança semianalítica

A diferença entre balanças analíticas e semianalíticas está no nível de precisão. As citadas anteriormente conseguem aferir até quatro casas decimais; as “semis”, três.

Vale destacar que elas continuam sendo mais sensíveis que as tradicionais, apesar de não necessariamente possuírem capela de proteção de vento como a analítica, nem exigirem tanta destreza no manuseio.

Balanças de alta precisão

As balanças de alta precisão conseguem captar mais casas decimais que as analíticas na pesagem de massas e por isso são denominadas dessa maneira.

A balança microanalítica chega a cinco casas decimais, a semi-micro a seis e a ultra-micro a sete. 

Por conta de toda essa especificidade nos valores, elas precisam ficar numa sala isolada no laboratório, uma vez que vento e temperatura podem variar o peso da amostra. 

Qual a precisão de cada balança?

Como visto, a principal diferença entre as balanças é a precisão de cada modelo e a capacidade de peso suportado. 

Aquelas que chegam a valores com mais casas decimais comportam materiais mais leves; já as balanças com maior capacidade são menos precisas.

Veja a diferença de precisão entre as balanças de laboratório:

  • Balança de precisão: > = 0,001g
  • Balança semi-analíticas: 0,001g
  • Balança analíticas: 0,0001g
  • Balança micro: 0,00001g
  • Balança semi-micro: 0,000001g
  • Balança ultra-micro: 0,0000001g

Quais os usos para cada balança de laboratório?

No laboratório, a balança tem como principal função a pesagem de amostras, com objetivo de ter resultados mais precisos em análises e diagnósticos. Quanto mais precisa, maior a exatidão para que o profissional possa trabalhar.

Vale citar que muitos laboratórios de indústrias utilizam balanças de alta precisão, principalmente do ramo químico, alimentício e farmacêutico.

Está procurando a balança ideal para seu laboratório? Clique na imagem e confira os modelos disponíveis na Forlab!

banner de balanças de precisão com direcionamento para e-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui