InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesBalança de precisão para laboratório: confira 7 modelos!

Balança de precisão para laboratório: confira 7 modelos!

Data

Em todo laboratório, a precisão é essencial. É essa característica que deve determinar o sucesso e a consistência dos procedimentos, e uma das formas de consegui-la é por meio do uso de bons equipamentos.

As balanças de precisão para laboratório estão entre esses itens essenciais. Elas podem medir desde a massa de análises químicas até níveis de reagentes com uma exatidão que pode chegar a quatro casas decimais, dependendo do tipo.

Pensando nisso, a seguir, listamos sete modelos de balanças de precisão disponíveis no site da ForlabExpress para que você escolha a que mais se enquadra às necessidades do seu laboratório. Confira!

Qual o melhor tipo de balança de precisão para laboratório?

Antes de falar a respeito dos modelos, é necessário responder a essa dúvida, afinal,ela é muito comum e pode ser determinante para a sua escolha. Entre as balanças de precisão, há três principais tipos, que diferem de acordo com o número de casas decimais. São elas:

  • Técnica: mede até duas casas decimais após a vírgula, ou seja, um centigrama
  • Semianalítica: mede até três casas decimais após a vírgula, ou seja, um miligrama.
  • Analítica: é capaz de medir até um décimo de miligrama, ou seja, temquatro casas decimais após a vírgula.

Dito isso, a escolha do modelo para o seu laboratório vai depender dos procedimentos que você realiza. As técnicas e semianalíticas podem medir massas de análises químicas com precisão; já as analíticas são usadas para o cálculo de massa dos reagentes e outros elementos complementares. 

Essas últimas também costumam exigir cuidados mais severos. Por captarem os mínimos impulsos (até mesmo de correntes de ar), elas precisam estar instaladas em um local apropriado e ser equipadas com câmaras de pesagem, que evitem que o resultado final seja adulterado.

balanças de precisão analíticas com câmara de pesagem de vidro
As balanças analíticas registram até mesmo variações mínimas de massa.

Além disso, é importante que sejam fixadas sobre superfícies emborrachadas e estejam devidamente reguladas, seguindo o sistema de nivelamento. Na hora de optar por esse tipo de balanças, pense antes se seu laboratório tem a infraestrutura necessária para recebê-las, ou o investimento pode acabar sendo em vão.

Vale ressaltar que, em muitos procedimentos laboratoriais, há uma margem de erro com relação à massa, e nem sempre é preciso uma exatidão em todas as casas decimais. Antes de adquirir uma balança com mais capacidade de medição, é importante que você preste atenção se isso é mesmo necessário.

Além dos tipos citados, também é possível encontrar balanças tipo semimicro, micro ou ultramicro, que podem medir até sete casas decimais. Entretanto, esses são itens utilizados apenas em casos muito específicos.

Balanças de precisão para laboratório

  • pesagem simples;
  • contagem de peças;
  • porcentagem absoluta;
  • porcentagem relativa;
  • determinação de densidade;
  • verificação de peso;
  • cálculo estatístico; 
  • pesagem de animais vivos. 

Agora que você já sabe qual o tipo de balança mais indicado para o seu laboratório, chegou o momento de escolher o item ideal para você. Todos os modelos abaixo têm funções similares, diferindo em capacidade e precisão. São elas:

Confira os sete modelos abaixo!

1. Balança de Precisão Marte AD3300

O primeiro modelo da nossa lista tem capacidade até 3.310g, com precisão de 0,01g. O display é de LCD, e além dos sete dígitos, demonstra um indicador de estabilidade de leitura. 

O tempo de estabilização é de, em média, três segundos. A balança ainda proporciona comunicação com Excel, Hyperterminal e Bloco de Notas por meio da saída serial RS232.

balança de precisão de laboratório do modelo Balança de Precisão Marte AD3300

2. Balança de Precisão Marte AD4200

Trata-se de uma balança intermediária entre AD3300 e a AD5002, cuja capacidade máxima é de 4.200g, podendo medir até duas casas decimais, ou seja 0,01g.

balança de precisão laboratório do modelo Balança de Precisão Marte AD4200

3. Balança de Precisão Marte AD5002

Outro modelo de balança técnica da fabricante Marte, a principal diferença entre a AD5002 é a capacidade máxima — essa suporta até 5.010g, também com precisão de 0,01g. 

balança de precisão laboratório do modelo Balança de Precisão Marte AD5002

4. Balança Semianalítica Marte AD330

Este modelo possui abrangência entre 330g e 0,001g, e por sua delicadeza na  hora de proporcionar números exatos, acompanha uma câmara de pesagem, com aberturas em ambos os lados e na parte superior.

balança de precisão laboratório do modelo Balança Semianalítica Marte AD330

5. Balança Semianalítica Marte AD200

O modelo Marte AD200 também tem sensibilidade de até 0,001g, porém o valor máximo é de 210g. É menos recomendada para laboratórios que necessitam de uma maior amplitude no momento de medir a massa de reagentes e outros elementos.

balança de precisão laboratório do modelo Balança Semianalítica Marte AD200

6. Balança Semianalítica Marte AD500

Na categoria das balanças semianalíticas, esse é o item com mais amplitude e pode medir a massa de elementos até 510g, com sensibilidade variando até 0,001g.

balança de precisão laboratório Balança Semianalítica Marte AD500

7. Balança Analítica Shimadzu ATY 224

Por fim, esse é um modelo de balança analítica, para quem busca mais precisão, bem como conseguir medir massa até quatro casas decimais (ou 0,0001g). Assim como as anteriores, ela acompanha estrutura de vídeo para evitar a interferência externa durante os procedimentos.

Um de seus grandes diferenciais é a função Windows Direct, que possibilita a integração diretamente com computadores do sistema operacional Windows, inclusive, sem a necessidade de um software específico. A partir daí, é possível transferir os números para planilhas, banco de dados, processadores de texto e programas especiais para laboratório.

A estabilidade também se destaca graças à tecnologia Unibloc, produzida pelo processo de descarga elétrica de alta precisão por meio de condutores a um bloco de alumínio, o que proporciona respostas rápidas e excelente estabilidade.

Confira outras funções disponíveis no modelo:

  • Sistema de contagem de peças: indica no display o número de peças pela determinação da massa da amostra.
  • Função comparadora: é possível a seleção de limites máximo e mínimo, em que o display indicará se a amostra está dentro da faixa, acima ou abaixo.
  • Função autoprint: automaticamente libera dados de saída a cada pesagem realizada. 
  • Função de temporizador de intervalos: os registros de pesagens podem ser enviados a computadores ou impressoras externas em intervalos prédeterminados pelo usuário.
balança de precisão laboratório do modelo Balança Analítica Shimadzu ATY 224

A balança de precisão para laboratório desempenha um papel fundamental em em tarefas diárias, assegurando a constância e a exatidão dos procedimentos. Por essa razão, ela deve estar entre os itens do seu inventário.

No site da ForlabExpress, você encontra todos os produtos citados, bem como micropipetas, pipetadores, consumíveis, equipamentos, reagentes e muitos outros. Clique no banner abaixo e confira nossas ofertas!

balança de precisão forlab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui