InícioGestão de laboratóriosTipos de laboratório: conheça 8 modelos

Tipos de laboratório: conheça 8 modelos

Autor

Data

Categoria

No que você pensa quando pensa em um laboratório? Muito provavelmente imagina alguém de óculos de proteção segurando um tubo de ensaio, e sim, essa também é uma possibilidade — mas existe muito além disso. Siga na leitura deste texto para conhecer oito diferentes tipos de laboratório e entender sobre as principais características e funções de cada um deles.

Banner e-book Opentrons.

1. Laboratório de análises clínicas

O laboratório de análises clínicas é aquele no qual são coletadas e analisadas amostras de materiais biológicos para verificação do estado de saúde dos pacientes. Dentre os tipos de fluidos coletados estão saliva, urina, fezes, sangue, esperma, entre outros.

A principal função deste tipo de laboratório é analisar as amostras e entregar os resultados aos pacientes solicitantes. É de extrema importância a responsabilidade e atenção com esses materiais, para que as informações sejam as mais precisas possíveis, já que isso pode fazer toda a diferença na saúde de uma pessoa. 

Quem trabalha em um laboratório de análises clínicas são profissionais de enfermagem, biomedicina, bioquímica, farmácia, medicina patológica e, ainda, técnicos em análises clínicas e analistas de laboratório. Para além de saber analisar os materiais e interpretá-los, esses profissionais precisam ter a habilidade de preparar as amostras e lidar com os equipamentos.

tipos de laboratório: laboratório de análises clínicas
O laboratório de análises clínicas é responsável por avaliar materiais biológicos.

2. Laboratório químico

O laboratório de química, por sua vez, é um local que tem a finalidade de realizar experimentos e projetos. Esse tipo costuma, ainda, ser desmembrado entre laboratórios de química orgânica e inorgânica.

Existem dois tipos de laboratórios porque, a depender de sua categoria, os compostos apresentam características bastante diversas entre si e que, por conta disso, demandam diferentes abordagens.

Química orgânica

O laboratório de química orgânica trabalha com ensaios e experimentos que têm como matéria compostos orgânicos, que são aqueles formados por átomos de carbono ligados entre si e com outros elementos. 

Esses compostos podem ser naturais (produzidos pela natureza), como os carboidratos, as proteínas, o DNA e o petróleo ou, ainda, sintéticos (produzidos em laboratório), como os plásticos e medicamentos.

Química inorgânica

Já os laboratórios de química inorgânica, trabalham com substâncias que não contém átomos de carbono formando cadeias ou ligados ao hidrogênio. Esses compostos são divididos entre ácidos, sais, bases e óxidos.

3. Laboratório escolar/universitário

Seja escolar ou universitário, esse tipo de laboratório é caracterizado por estar dentro de uma instituição de ensino e ter objetivos estudantis. Ele é utilizado em aulas práticas, nas quais o aluno tem a oportunidade de usar materiais e equipamentos de maneira segura e coerente com sua maturidade, sob supervisão do professor.

O laboratório escolar costuma ser bastante básico, já que não precisa entregar dados muito precisos sobre seus experimentos e, tampouco, sediar grandes ensaios. Já no ambiente universitário, eles se tornam mais complexos e variam de acordo com a atuação do curso, podendo ser desde laboratórios químicos e biológicos até os de nanotecnologia.

tipos de laboratório: laboratório escolar
O laboratório escolar tem o objetivo de ser um ambiente de aulas práticas e experimentais.

4. Laboratório de análise de alimentos

Os laboratórios de análise de alimentos têm a função de garantir a segurança alimentar e evitar problemas causados por problemas na comida que chega às nossas mesas. Eles atuam tanto no âmbito da segurança e do controle de qualidade quanto na área de pesquisas e regulações governamentais.

A área da ciência dedicada ao estudo dos alimentos se chama bromatologia e leva em consideração a composição de cada comida, o valor nutricional, o valor calórico, suas propriedades e, também, a possível presença de agentes adulterantes e contaminantes. Este tipo de laboratório analisa tudo isso.

5. Laboratório farmacêutico

Os laboratórios farmacêuticos são os locais destinados a pesquisas, testes e análises clínicas voltadas para a área farmacológica e a produção de medicamentos. Como esse tipo de fabricação precisa seguir padrões à risca, esse tipo de laboratório costuma ser bastante automatizado e possuir seus próprios centros de pesquisa e testagem. 

O laboratório farmacêutico é responsável por produzir e testar medicamentos.

6. Laboratório de análise de água

A água é um recurso essencial para a vida e, diariamente, utilizamos-na com os mais diversos fins: para beber, cozinhar, tomar banho, limpar a casa, lavar roupas e, até mesmo, como lazer, isso sem contar seus papéis nas diferentes indústrias.

Por isso, assim como existem os laboratórios de análise de alimentos, é claro que não poderia faltar um tipo específico para pesquisas relacionadas à água, sua qualidade e, é claro, suas características.

Em um laboratório de análise de água, este líquido pode passar tanto por testes físicos quanto químicos e microbiológicos.

7. Laboratório industrial

Os laboratórios industriais são tão vastos quanto as possibilidades de área de atuação das indústrias. Em geral, eles têm o objetivo de realizar análises, testes e controles de qualidade dos produtos desenvolvidos, com base em metodologias e padrões bem definidos.

8. Laboratório de pesquisa e desenvolvimento

Por fim, os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento também são essenciais para a sociedade, já que são a unidade central de produção de conhecimento e inovação. Divididos em diversas áreas, eles estudam e testam avidamente para oferecer informações e novidades nos mais diversos âmbitos da sociedade, seja química, biologia, tecnologia ou muitas outras.

Sem os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, ficaríamos parados no tempo — deles surgem grande parte das inovações.

Quer ler mais conteúdos sobre laboratórios? Então, assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes