InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesColorímetro digital: para que serve e como funciona

Colorímetro digital: para que serve e como funciona

Autor

Data

Categoria

A rotina de trabalho em um laboratório de análise e controle de qualidade depende de diversos fatores, inclusive da cor. Isso mesmo: muitas vezes, a análise de uma solução envolve a verificação da cor, matéria-prima ou algum outro componente. O colorímetro serve justamente para esta análise através da verificação de cor de uma substância. Para entender melhor sobre esse simpático equipamento, siga na leitura do texto.

O que é um colorímetro, para que serve e como funciona

O colorímetro de laboratório é um instrumento muito sensível a alterações de cor. Ele determina alterações e concentração de substâncias em uma matéria. 

Para entender como ele funciona, é preciso entender, primeiro, o que é cor. Cor é uma percepção visual que resulta de ondas eletromagnéticas que chegam até nossos olhos e sensibilizam a retina — acontece que apenas uma faixa dela é perceptível a olho nu, existem muito mais nuances.

O colorímetro, também conhecido como fotômetro, decompõe a luz e é capaz de analisá-la de maneira muito mais precisa, comparando a cor de determinada amostra com o padrão reconhecido para entender se existe interferência e, se sim, em qual nível. 

O colorímetro é capaz de medir alterações nas substâncias por meio da avaliação precisa das nuances de cor.

Fonte de luz, local onde é depositada a amostra e fotocélula que detecta a luz transmitida pela solução compõem o equipamento. Por realizar medições tão precisas por meio da comparação com um padrão estabelecido, cada colorímetro tem seu próprio objetivo, não é um único aparelho que é capaz de analisar todas as alterações desejadas. 

Confira opções disponíveis na ForlabExpress

Na ForlabExpress você confere toda a linha de colorímetros checker da Hanna, fotômetros de bolso que são excelentes em custo-benefício e de simples operação, além de contarem com tecnologia avançada, superior a dos kits de testes químicos, que elimina qualquer chance de erro na análise das cores.

Colorímetros portáteis, eles cabem no bolso e fornecem o resultado rapidamente no visor digital.

Colorímetro checker para medição de cloro total

O cloro é um desinfetante bastante popular, comumente utilizado no tratamento de água e em diversos tipos de limpeza. Muito eficiente na destruição de seres patogênicos, quando utilizado acima de uma determinada concentração, no entanto, ele se torna nocivo para os humanos e, por isso, é tão importante medí-lo.

Colorímetro para medição de cálcio em aquários

O cálcio é fundamental nos aquários de água marinha, tanto para a regulação dos animais e plantas do local quanto para sua composição física. No entanto, ele precisa estar concentrado na medida certa, pois seu excesso pode ser tão prejudicial quanto sua falta. 

Colorímetro para medição de níquel

O níquel é um metal bastante utilizado nas indústrias, em especial nas baterias, e deve ser controlado nas águas residuais por conta dos danos que causa nas plantas e nos animais aquáticos quando está em excesso.

Colorímetro para medição de ferro

O ferro está naturalmente presente na água em baixas concentrações, mas quando em níveis elevados, ele altera o sabor e pode, até, mudar perceptivelmente a cor da água, a ponto de manchar tecidos lavados com ela. Além disso, esse mineral é um indicador de corrosão.

Colorímetro para medição de iodo

Desinfetante utilizado como uma alternativa ao cloro, o iodo reduz problemas como irritação aos olhos, costumeiramente causados pelas piscinas e sabonetes. Em altas concentrações, no entanto, ele tem propriedades extremamente tóxicas e corrosivas. Por isso, deve haver controle de perto.

Colorímetro para medição de amônia

A presença de amônia em rios e reservatórios de água indica concentração de poluentes. Em aquários, deve haver monitoramento constante porque tem um grande potencial tóxico para os peixes. Quando em excesso, ela pode alterar tanto o cheiro quanto o sabor da água. 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o universo dos colorímetros digitais e entrou em contato com a linha Checker da Hanna, clique no banner abaixo para conferir todas as opções vendidas na Forlab, que trabalha com os melhores equipamentos de laboratório do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes