InícioDicas e cuidadosCalibração RBC e rastreável: entenda as diferenças

Calibração RBC e rastreável: entenda as diferenças

Autor

Data

Categoria

Diariamente, em um laboratório, é preciso realizar uma série de procedimentos que dependem da precisão dos equipamentos (como pipetas, micropipetas, buretas e dispensadores) com relação a determinadas padronagens. Se não estiverem calibrados, eles podem acabar prejudicando a qualidade e a assertividade dos resultados. 

No momento de fazer essa avaliação nos equipamentos, pode surgir uma dúvida importante: calibração RBC ou rastreável? Os dois métodos são muito difundidos, mas trazem diferenças importantes e que fazem muita diferença.

A seguir, vamos explicar do que se trata cada um desses tipos de calibração e qual deles é melhor para verificar os equipamentos do seu laboratório. Vamos conferir?

O que é calibração?

Primeiramente, é importante esclarecer do que se trata a calibração e como ela é feita. Trata-se de um processo realizado para comparar as condições de medição de equipamentos com base em padrões de referência determinados, sejam por órgãos nacionais ou internacionais.

Esse procedimento é realizado com o auxílio de uma balança de precisão (ou seja, com pelo menos quatro casas decimais), pois ela é capaz de medir até as mínimas variações, além de permitir configurações relacionadas à temperatura e pressão do ambiente, gerando mais assertividade.

Também é importante que o processo seja repetido diversas vezes e os resultados sejam comparados. Atualmente, é possível cruzar os dados por meio de planilhas ou programas de computador, que fornecem informações sobre o equipamento.

pessoa realização calibração rbc rastreável com o auxílio de pipeta e balança de precisão
A calibração é feita com o auxílio de uma balança de precisão.

A partir dessa avaliação, caso houver discrepância entre os valores apresentados, pode ser necessário fazer uma manutenção corretiva para ajustá-los. Vale ressaltar que cada item tem uma porcentagem de tolerância com relação a diferença nos valores.

A calibração deve ser feita com frequência como forma de prevenir que seus equipamentos tenham erros e isso afete diretamente o trabalho do laboratório. O período entre um procedimento e outro pode variar de acordo com a frequência do uso daquele item.

Tipos de calibração

A principal diferença entre calibração RBC e rastreável está nas certificações que o laboratório tem para realizar esses procedimentos. Saiba mais a seguir!

Calibração RBC

A calibração RBC é um procedimento realizado por laboratórios acreditados e reconhecidos pela CGCRE (ou seja, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) e alguns órgãos internacionais. O selo constante no Certificado de Calibração, evidencia que o laboratório pertence à Rede Brasileira de Calibração. 

Assim, não é necessário que a instituição demonstre a rastreabilidade da medição e nem a eficiência do método de calibração, pois a CGCRE já avalia tais requisitos periodicamente, conforme a Norma NBR ISO/IEC 17025

A metodologia ainda é feita com base em critérios determinados por normas como a NBR 14339, NBR 14340 e ISO guia 32, todas da ABNT, a ASTM E-70/97 e a DIN 19266. Essas normas orientam os métodos de referência, garantindo exatidão e padronização.

pessoa realização calibração rbc rastreável com o auxílio de pipeta e balança de precisão
A Calibração RBC é feita por laboratórios acreditados.

Ao buscar por uma calibração RBC, é importante certificar-se a respeito das acreditações do laboratório que fará o procedimento, bem como se ele exibe o certificado do CGCRE.

Calibração rastreável

Ao contrário da anterior, a calibração rastreável não tem o reconhecimento da CGCRE e, portanto, não contém o selo de acreditação. São procedimentos que mantêm a cadeia de rastreabilidade de medição fechada até padrões calibrados por laboratórios pertencentes à RBC e têm seus métodos desenvolvidos internamente, sem a acreditação do CGCRE.

Nesses casos, é necessário evidenciar a rastreabilidade da medição e o método de calibração. Para esse tipo de calibração, o laboratório disponibiliza tais evidências aos seus clientes. Para a Norma ISO 9001 a calibração rastreável atende ao requisito metrológico exigido.

Diferenças entre os tipos de calibração

Uma das diferenças mais importantes entre as duas calibrações é a confiabilidade do procedimento de calibração. Laboratórios acreditados passam por rigorosas avaliações periódicas em que todo o processo que envolve a calibração (do orçamento à devolução do instrumento calibrado) e, caso necessário, é verificado e corrigido.

Já nos laboratórios rastreados, a única exigência é que os padrões utilizados tenham sido calibrados em um laboratório acreditado. Para quem encomenda o serviço, isso pode acabar acarretando em preocupações a mais com relação aos métodos utilizados. 

Optar pela calibração RBC também pode ser importante para manter a padronização dentro do seu laboratório, já que os padrões estabelecidos pela RBC são imutáveis. No caso dos procedimentos rastreados, pode haver variação (ainda que mínima).

Em algumas situações, especialmente em indústrias, o procedimento em estabelecimentos certificados pode até ser obrigatório para seguir padrões de qualidade do Inmetro, portanto, vale ficar atento.

Calibração RBC e rastreável têm suas diferenças, e isso não quer dizer que uma é melhor que a outra. A escolha do procedimento vai depender do que você está buscando, bem como das exigências para o seu negócio.

A ForlabExpress é uma empresa com 15 anos de excelência no ramo de produtos laboratoriais. Ela possui um laboratório de calibração acreditado pela CGCRE de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o número CAL-0684.

Quer fazer calibração RBC em micropipetas, pipetadores, dispensadores, calibração e buretas, além da calibração rastreável em vidrarias, então clique no banner abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes