InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesDiferenças entre freezers e geladeiras para laboratório e para uso doméstico

Diferenças entre freezers e geladeiras para laboratório e para uso doméstico

Autor

Data

Categoria

Refrigeradores e freezers são equipamentos essenciais nos laboratórios e servem para armazenar amostras, reagentes, kits e produtos químicos nas condições ambientais necessárias. Mas muitos pesquisadores ainda possuem dúvidas sobre qual geladeira para laboratório correta comprar.

Devido a pressões por conta de verbas, acabam optando por equipamentos domésticos, que saem mais em conta no mercado.

Sabendo dessa dificuldade na hora de decidir o que comprar, nós apresentaremos algumas diferenças entre freezers e geladeiras para laboratório e modelos para uso doméstico.

biossegurança em laboratórios

Freezer e geladeira para laboratório

Os refrigeradores e freezers de laboratório possuem diversas características particulares para facilitar e garantir o bom trabalho dos pesquisadores e cientistas.

  • Possui opções adicionais de portas com alarme, discagem automática, registro de dados, backup de bateria.
  • Permite a visualização das flutuações de temperatura.
  • Construído para suportar as exposições típicas de umidade e produtos químicos encontrados nos laboratórios, o que aumenta o tempo de vida do equipamento.
  • O equipamento de laboratório normalmente pode ter tranca para proteção do conteúdo, especialmente em laboratórios maiores.
  • Normalmente tem sua fiação localizada na parte externa e é bem vedada, de modo que o acúmulo de vapores químicos em um espaço fechado e a possibilidade de uma faísca elétrica que leve a uma explosão sejam altamente improváveis. Também possui opções à prova de faíscas.

Refrigerador e freezer doméstico

Esses equipamentos domésticos são construídos de uma forma prática e padrão, para armazenamentos e resfriamentos simples e funcionais. Não permitem opções adicionais de segurança, monitoramento de temperatura etc.

  • No equipamento doméstico, você obtém o que compra, pois ele é projetado e construído em alto volume, sem a capacidade de adicionar recursos opcionais.
  • O monitoramento de temperatura em unidades domésticas geralmente não é útil porque varia muito, além de ser bastante difícil e caro reformar para versões com sistemas de alarme. Portanto, os modelos domésticos não devem armazenar amostras altamente valorizadas.
  • O revestimento interno de refrigeradores domésticos não foi construído para suportar as exposições típicas de umidade e produtos químicos encontrados nos laboratórios e pode reduzir substancialmente sua vida útil se usado em aplicações laboratoriais.
  • O equipamento doméstico não vem com fechaduras.

Dessa forma, podemos concluir que geladeiras para laboratório possuem muitos recursos importantes, que não são equipamentos domésticos em geral não têm. Se for pensar a longo prazo, um refrigerador ou freezer de laboratório normalmente é, de longe, uma opção mais valiosa e econômica.

Visite nossa loja virtual e conheça algumas opções de refrigeradores e freezers para seu laboratório!

produtos para laboratório

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes