InícioDicas e cuidadosQuer melhorar sua técnica de pipetagem? Confira essa dica!

Quer melhorar sua técnica de pipetagem? Confira essa dica!

Autor

Data

Categoria

Durante o ano de 2017 a ForlabExpress realizou 5 Olimpíadas de Pipetagem, em que profissionais da área puderam testar suas habilidades.

Foram mais de 700 participantes que escolheram 1 dos 4 modelos de micropipetas de 20-200uL disponíveis, pipetaram 4 vezes consecutivas e acompanharam seus resultados no ranking ForlabExpress.

Este artigo fará uma breve análise dos resultados obtidos e proverá uma dica importante para melhoria dos seus resultados de pipetagem.

biossegurança em laboratórios

Olimpíadas de Pipetagem

Os principais participantes das Olimpíadas de Pipetagem foram profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas das Ciências Biológicas, Química e afins. Na prática, nossa equipe Técnica registrou ótimos resultados de repetibilidade de boa parte dos participantes.

Porém, chamou nossa atenção termos observado significativa variação na média das quatro pipetagens (ou seja, a variação da exatidão) obtida por um participante comparado ao outro, usando a mesma micropipeta.

Cabe ressaltar, que o principal objetivo das Olimpíadas de Pipetagem é avaliar a repetibilidade, ou seja, a consistência na técnica de cada participante, uma vez que a avaliação completa de um ensaio de calibração deve ser feita em ambiente controlado, de preferência por um laboratório acreditado.

Dica importante que vai melhorar seus resultados da técnica de pipetagem

O pré-umedecimento da ponteira é uma excelente dica de pipetagem, pois aumenta a umidade na camada de ar existente entre a ponteira e o pistão da micropipeta, possibilitando a redução da perda de amostra devido à evaporação.

Para proceder com o pré-umedecimento siga os passos abaixo (conforme ISO 8655):

  1. Encaixe a ponteira na micropipeta;
  2. Pressione o êmbolo até a primeira parada e posicione a ponteira no líquido a ser aspirado;
  3. Aspire o líquido retornando o êmbolo de forma consistente até a posição inicial;
  4. Dispense o líquido pressionando o êmbolo até a primeira parada e siga até a segunda parada para expelir o líquido remanescente;
  5. Repita o procedimento acima duas vezes para concluir o processo de pre-umedecimento;
  6. Troque a ponteira. Repita o processo apenas mais uma vez e em seguida, inicie o processo de pipetagem com alta precisão.
Imagem demonstrando a técnica de pipetagem de pré umedecimento.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes