InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesVocê usa pHmetro? Veja 10 cuidados importantes com os eletrodos

Você usa pHmetro? Veja 10 cuidados importantes com os eletrodos

Autor

Data

Categoria

A Hanna Instruments é uma das principais marcas de pHmetro. O pHmetro é um aparelho usado para medição de pH e é constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro, por isso é tão importante cuidar da manutenção desses dispositivos.

Veja algumas dicas importantes para que a manutenção não impacte na qualidade da medição e aumente a vida útil do aparelho.

Banner para e-book qual a melhor micropipeta para você.

1. Mantenha o eletrodo hidratado

Deixar o bulbo secar causa desvios nas leituras de pH, deixa o tempo de resposta lento e, portanto, resulta em medições incorretas.

2. Escolha o eletrodo certo para sua amostra

Eletrodos de uso geral podem ser utilizados em várias aplicações, embora não sejam indicados para todo o tipo de amostra.

Ao comprar o dispositivo, leve em consideração a sua aplicação, que pode ser baixa e alta temperatura, alimentos, vinhos, soluções não aquosas, amostra semissólida, entre outras.

3. Lave, mas não friccione o eletrodo

Friccionar o eletrodo de um pHmetro com toalhas de papel pode gerar carga estática, o que acaba interferindo na medição do pH.

O ideal é simplesmente lavar o eletrodo com água deionizada ou destilada.

4. Abra ou desaperte a tampa de enchimento

Orifício fechado pode produzir períodos mais lentos de estabilização. Para fazer a correção, você deve afrouxar ou remover a tampa do orifício de preenchimento, mas precisa colocá-la de volta assim que guardar o eletrodo após a utilização.

5. Mantenha o nível do eletrólito cheio

Os níveis baixos de eletrólitos podem gerar leituras de pH irregulares. É ideal que você se certifique que o nível da solução não esteja a menos de 5 centímetros da tampa do orifício de preenchimento, conforme instruções da Hanna.

6. Guarde o eletrodo em solução de armazenamento

Guardá-lo em água deionizada faz com que os íons do bulbo e do eletrólito da referência sejam transferidos para a amostra. Essa movimentação provoca alterações e gera respostas lentas e incorretas.

7. Mergulhe o eletrodo na amostra corretamente

Esta ação é considerada uma boa prática porque o bulbo de vidro de pH e a junção de referência devem estar 100% imersas na amostra para que a medição aconteça corretamente.

A Hanna Instruments recomenda que o eletrodo seja submerso em amostra com nível suficiente para cobrir o bulbo e a junção de referência.

8. Limpe seu eletrodo regularmente

Com o uso frequente, o eletrodo do pHmetro pode ser se tornar depósito de líquidos e soluções laboratoriais. Esse excesso de resíduos pode resultar em leituras e calibrações incorretas, prejudicando o trabalho.

9. Calibre o eletrodo frequentemente

Todos os eletrodos têm de ser calibrados com frequência, de acordo com a Hanna. Portanto, a manutenção garante a precisão das leituras. A depender da precisão necessária, a indicação é calibrar o dispositivo diariamente.

10. Verifique seu eletrodo

Com o uso constante do dispositivo, é natural que possam acontecer certos desgastes e eventuais falhas. Para acompanhar a performance do pHmetro e, consequentemente, do eletrodo, verifique e calcule o slope.

Todos esses cuidados com o pHmetro e o eletrodo vão aumentar a vida útil dos dispositivos. Quer saber mais sobre produtos e equipamentos laboratoriais? Então, assine a newsletter da Forlab e receba conteúdos no seu e-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes