A análise de água é fundamental para o controle de qualidade e também para entender sua composição. O profissional que realiza o diagnóstico precisa compreender a função de cada elemento presente e, inclusive, a diferença entre cloro livre e total.
O cloro é um elemento químico usado para desinfecção ou oxidação da água. Ele é capaz de destruir ou inativar microrganismos patogênicos.
Continue a leitura, entenda o que é o cloro livre, total, combinado e o funcionamento dos equipamentos de aferição da substância!
O que é cloro livre?
Quando o cloro é adicionado à água, ele libera íons hipoclorito (OCl⁻). A espécie química eletricamente carregada se conecta ao hidrogênio presente no meio (H+). O resultado é a formação de ácido hipocloroso (HClO).
Desta maneira, a terminologia cloro livre se refere ao hipoclorito e ao ácido, ou seja, formas disponíveis para oxidar microrganismos. A quantidade dessas substâncias indica se a água está sendo tratada ou não.
Uma característica perceptível ao olfato é que ele não possui o cheiro característico de cloro.
O cloro livre também tem relação com o pH. Quando o hipoclorito e o hidrogênio da água se conectam, estabelece-se um equilíbrio. Assim, quanto mais alta for a concentração, menor será o potencial de reação do cloro.
O que é cloro combinado?
Para que a diferença entre cloro livre e total seja compreendida, é necessário saber o que é o combinado.
À medida que o ácido hipocloroso e os íons hipoclorito se combinam com os contaminantes da água, formam-se as cloraminas (ou cloro combinado).
Essa é a forma que possui o cheiro característico. Ou seja, se o odor está presente, o cloro está oxidando microrganismos e deixando a água mais segura.
Entretanto, a cloramina tem menos capacidade de desinfetar. Confira o potencial em cada composto químico existente:
- Monocloramina: menos desinfectante.
- Dicloramina: mais desinfectante.
- Tricloramina: não é desinfectante.
O que é cloro total?
O cloro total, portanto, é a soma entre o livre e o combinado. A mensuração indica se a desinfecção está sendo eficaz ou não. Para que uma água seja considerada estéril, o nível de cloramina deve ser zero.
Assim, a diferença entre cloro livre e total é que o primeiro é parte que compõe o todo.
Como o cloro é medido nos laboratórios?
Em laboratórios, profissionais que fazem as análises de água realizam diagnósticos dos elementos químicos para determinar suas quantidades, assim como o pH e outras características. O tratamento precisa acontecer para evitar a proliferação de doenças.
A análise da quantidade de cloro é feita por dois aparelhos: o colorímetro e o fotômetro. Ambos determinam a concentração de uma substância por meio da luz.
Os equipamentos aferem a capacidade de absorção de radiação em certa frequência por meio do comprimento de onda.
E se a substância for incolor? Existem reagentes que, quando adicionados ao composto analisado, indicam a presença do cloro.
Os colorímetros e fotômetros podem medir tanto a quantidade de cloro livre quanto total. Quando ambos são aferidos, pode-se descobrir a quantidade de cloramina.

Onde comprar instrumentos para medição do cloro?
Para descobrir a quantidade de cloro na água, é preciso adquirir equipamentos confiáveis, que forneçam valores corretos.
Se você está precisando de colorímetro, fotômetro e reagentes, a ForlabExpress tem! Confira na sequência os produtos para equipar seu laboratório!
Colorímetro
O colorímetro é o equipamento usado para aferição da quantidade de cloro da água. Existem modelos que medem a concentração de outros elementos, desta maneira é preciso adquirir o aparelho específico para cada substância.
Inclusive, há um para medição de cloro livre e outro para total. Veja!
Cloro livre
O colorímetro Checker para aferição da concentração de cloro livre da Hanna se destaca por ser portátil. Ele fornece valores precisos rapidamente.
Por ser digital, ele facilita a vida do profissional, já que não é necessário buscar a referência de cor em uma legenda.
A operação é feita com apenas um botão e é indicado para quem precisa analisar a qualidade da água potável, de piscinas, spas, entre outros.
Algumas das especificações técnicas são:
- Faixa: 0.00 a 2.50 ppm
- Resolução: 0.01 ppm
- Precisão: ± 0.03 ppm ± 3 % de leitura
- Fonte de luz: LED @ 525 nm

Cloro total
O colorímetro Checker para medição de cloro total funciona da mesma maneira que o modelo para livre. O resultado, entretanto, vai incluir a quantidade de cloramina presente na substância.
A medição é fundamental para entender se a desinfecção de patógenos está funcionando, mas também para analisar a quantidade do elemento presente na água. A depender da concentração, o cloro pode ser nocivo aos seres humanos.
Confira algumas das especificações técnicas:
- Faixa: 0.00 a 3.50 ppm (mg/L)
- Resolução: 0.01 ppm (mg/L)
- Precisão: @ 25°C/77°F ±0.03 ppm ±3% de leitura
- Fonte de luz: LED @ 525 nm

Fotômetro
Outro equipamento que fornece a quantidade de cloro da água é o fotômetro. O modelo da Hanna afere tanto o livre quanto o total. Ele também é portátil e fácil de se deslocar para campo.
A função Car Check™ é um recurso exclusivo do aparelho que verifica o desempenho e calibração do medidor. O sistema de bloqueio de cubeta também é um diferencial, pois oferece resultados mais consistentes ao manter a célula de medição na mesma posição.
Confira especificações técnicas:
- Faixa: 0.00 a 10.00 mg/L (ppm)
- Resolução: 0.01 mg/L de 0.00 a 3.50 mg/L; 0.10 mg/L acima de 3.50 mg/L
- Precisão: ±0.03 mg/L ±3% de leitura
- Método: adaptação do método 300.5 da USEPA e do Método Padrão 4500-Cl G
- Fonte de Luz: LED

Reagente para cloro livre e total
Quando as substâncias de análises forem incolores, é preciso adicionar reagentes para análise de cloro. O fotômetro e o colorímetro medem por meio do comprimento de onda.
300 testes
O produto fornece uma quantidade de 300 testes. Quando adicionado, a substância fica rosada e disponível para medição de cloro livre e total.
O reagente é projetado para uso em amostras de faixa alta, numa concentração de 0.00 a 10.0 mg/L.

100 testes
O reagente possui as mesmas características. A diferença é que pode ser usado em menor quantidade de amostras.

O cloro é um elemento essencial para eliminação de microrganismos patogênicos na água. Entretanto, sua quantidade em excesso pode ser prejudicial. Assim, é fundamental que haja monitoramento para uma água mais segura e limpa para consumo.
Quer ver outros modelos de colorímetros, fotômetros e reagentes? Então, acesse o site da ForlabExpress e confira!