InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesDiferenças entre Estufa de Secagem e Estufa Bacteriológica

Diferenças entre Estufa de Secagem e Estufa Bacteriológica

Autor

Data

Categoria

Quem está à procura de uma estufa para o seu laboratório, provavelmente, pode encontrar diversos tipos desse mesmo equipamento no mercado, que variam de acordo com o modelo, tamanho e funcionalidades.

Um dos equívocos mais comuns entre as pessoas é confundir estufas bacteriológicas com estufas de secagem. Na verdade, esses equipamentos são diferentes e possuem características e funções distintas. 

Abaixo, explicamos do que se trata cada um desses tipos de estufas, como elas funcionam e quais suas principais diferenças. Leia até o fim para saber mais!

O que é estufa de secagem

A estufa de secagem é serve para remover a umidade e secar as amostras o mais rápido possível. Este modelo é ideal para manter constante uma determinada temperatura, pois há um controle de aquecimento de maneira uniforme dentro de toda estufa.

Seu uso é indicado para secagem de vidrarias, materiais que não se oxidam facilmente ou para secagem de amostras que não se danificam em altas temperaturas. 

estufa de secagem
A estufa de secagem cria condições para fazer a secagem de amostras.

Quando o tipo de amostra utilizada é mais sensível à exposição de temperaturas muito altas ou o material se oxida facilmente, o modelo mais indicado é a estufa de secagem à vácuo, porque quando o oxigênio é retirado, há uma redução na temperatura de ebulição da água ou de outros componentes líquidos que estejam na amostra. 

O processo da estufa de secagem consiste em introduzir ar fresco e seco na câmara e expelir o ar úmido quente, permitindo simultaneamente secar rapidamente as amostras. O equipamento fornece secagem e aquecimento de alto desempenho e costuma funcionar em temperaturas entre 50 e 200 °C.

O que é estufa bacteriológica

A função da estufa bacteriológica é submeter culturas bacteriológicas a uma temperatura constante, promovendo o crescimento e a multiplicação rápida dos microrganismos presentes nas amostras. 

É fabricada com um material extremamente resistente, com circulação de ar convencional ou forçada, câmara interna em aço inoxidável e estrutura externa confeccionada em aço revestido de epóxi eletrostático, o que possibilita o aumento de vida útil do equipamento. 

Ao contrário da estufa de secagem, o modelo bacteriológico promove o crescimento de microrganismos.

A estufa bacteriológica costuma funcionar em temperaturas de 5°C acima do ambiente até 60°C.

Modelos de estufas

Abaixo, listamos alguns modelos de estufas para você utilizar em seu laboratório!

Estufa de secagem — Ethik

É um equipamento construído de aço carbono com tratamento anticorrosivo e pintura eletrostática a pó, além do interior feito de inox AISI 430 polido, facilitando a sua assepsia.

A estufa da Ethik possui isolamento térmico com baixa dissipação de temperatura graças à sua vedação de silicone. Opera a 220V, e sua faixa de temperatura de trabalho vai de 15 a 200 ºC, e o controle é por meio do sensor na parte frontal. 

O equipamento ainda entrega uma ótima redução de custo e consumo de energia no laboratório.

Estufa para cultura e bacteriologia — Ethik 

Assim como anterior, é feita em aço carbono com tratamento anticorrosivo e pintura eletrostática a pó, e possui interior em aço inox de alta durabilidade. Isso proporciona um isolamento térmico com baixa dissipação de temperatura.

Além disso, possui uma porta interna com vedação magnética, que garante a biossegurança e, ao mesmo tempo, possibilita a visualização do ambiente ensaiado.

Com capacidade para 150L, opera a 220V e proporciona um ambiente controlado entre 15 °C a 60 ºC. O menu é totalmente em português e fácil de acessar por meio do visor lateral.  Acompanha certificado de Calibração RBC.

Comprar estufa para laboratórios

Após entender como cada tipo de estufa funciona, fica mais fácil apontar suas diferenças. A verdade é que, apesar da aparência similar, a função de ambas é completamente diferente e até mesmo oposta — e aí está a importância de escolher o momento certo.

O objetivo da estufa de secagem é proporcionar um ambiente sem microrganismos. Já no caso do modelo bacteriológico, o objetivo é justamente fazer com que eles cresçam e se reproduzam.

Não importa se seu laboratório precisa de uma estufa de secagem ou bacteriológica, você encontra os modelos citados acima e muitos outros no site da ForlabExpress! Confira clicando no banner abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes