InícioProdutos laboratoriaisConsumíveis para laboratório: quais são e quais suas funções?

Consumíveis para laboratório: quais são e quais suas funções?

Autor

Data

Categoria

Todo laboratório precisa ter um inventário com dezenas de itens à disposição. Muitos deles são reutilizáveis, e após esterilizados, estão prontos para serem usados novamente. Outros, entretanto, precisam ser descartados por questões de biossegurança e precisão.

Esses itens são chamados de consumíveis para laboratório, e podem ser utilizados para pipetagem, cromatografia, filtração, tubos e frascos, entre muitos outros procedimentos. São de extrema importância, e em alguns casos, imprescindíveis.

Continue a leitura e conheça os principais consumíveis para laboratório e para que cada um desses instrumentos é utilizado!

Por que usar consumíveis para laboratório?

Como mencionamos, muitos equipamentos utilizados em laboratório podem ser limpos e utilizados mais de uma vez, como é o caso de alguns tipos de pipetas, vidrarias, termômetros, barras magnéticas, entre outros. 

Por outro lado, nem sempre isso é possível. Um dos motivos é a biossegurança, já que em alguns casos, esses itens são usados para coletar material orgânico ou até mesmo para manusear vírus e bactérias. 

Ao contrário de outros equipamentos, os consumíveis devem ser descartados para assegurar a biossegurança do local.

Outra questão é a precisão de cada procedimento. Ao utilizar uma ponteira para pipetagem de determinado fluido, mesmo após a limpeza, pode ocorrer de sobrarem resquícios desse líquido, interferindo no procedimento seguinte. Nesse caso, utilizar um item descartável é a melhor solução. 

Nesse caso, é recomendado o uso de consumíveis para laboratório, ou seja, itens que podem ser usados o quanto for necessário, e enfim, descartados em local apropriado. 

Principais consumíveis para laboratórios

Que tal conhecer os principais consumíveis para laboratório e entender para que eles servem? Confira nossa lista abaixo!

Placa de Petri

Trata-se de um recipiente de vidro ou plástico em formato cilíndrico e achatado, que pode ter diferentes tamanhos e diâmetros. Em alguns casos, podem ser autoclaváveis, mas na maioria das vezes, são descartáveis.

Sua principal função é a cultura de microrganismos. Para isso, aplica-se uma amostra de uma bactéria ou outro organismo em uma placa de Petri preparada com agar, e a partir daí, observar seu desenvolvimento.

Também pode ser usada para a germinação de sementes e pólen, ou para criar um ambiente controlado para pequenos animais. 

Placas e microplacas para cultivo de células

Assim como o item anterior, as placas e microplacas são utilizados para criar condições ideais, porém nesse caso, para cultivo de células. Dessa forma, é possível isolar e observar essas culturas com mais facilidade.

Isso é feito porque determinadas células precisam de uma superfície fixa para se estabelecer. Por isso, os recipientes possuem formato côncavo e interior revestido com uma matriz extracelular, que facilita a adesão das partículas. 

As placas podem variar de acordo com o número de poços. Quando são utilizadas para microtitulação, ou seja, titulação em volumes menores que 1 mL, são chamadas de microplacas, e os modelos mais comuns possuem 96 poços.

Pipeta de Pasteur

Também há pipetas que se enquadram na categoria de consumíveis para laboratório. Um exemplo é a Pipeta de Pasteur, que possui formato similar a um conta-gotas, com um bulbo na parte superior para aspirar o líquido.

Mesmo que muitos modelos possuam graduação e volume fixo, trata-se de um instrumento usado para transferir líquidos em casos em que a precisão extrema não é necessária.

Microtubo

Esse consumível é um pequeno tubo em formato de cilindro com fundo côncavo. Ele serve para casos em que a reação não precisa de um recipiente grande, ou em alguns casos, para preservar a integridade da amostra colhida, como moléculas radioativas, DNA ou proteínas.

Quando possui uma tampinha acoplada ao equipamento (como na imagem abaixo), ele pode ser chamado de microtubo tipo Eppendorf.  

Pisseta

Indispensável em muitos laboratórios, a pisseta é um frasco para armazenar e despejar líquidos. Seu diferencial é a cânula curva na parte superior, que permite um maior alcance no caso de recipientes com interior estreito, como é o caso dos tubos de ensaio.

Geralmente, é usada para acondicionar líquidos como água destilada, água desmineralizada, etanol e metanol, entre outros. Além disso, podem variar com relação ao tamanho e à capacidade. 

Papel filtro

Feito com alto índice de celulose, o papel filtro é usado para filtrar líquidos, e assim, separar elementos densos, pouco solúveis ou insolúveis. Geralmente, é utilizado sobre algum recipiente de vidro, com o auxílio de um suporte. 

Pode ser dividido em duas categorias: o quantitativo é utilizado quando, após a filtragem, é necessário fazer a pesagem dos resíduos; já o qualitativo é indicado para filtrações em geral, sem a necessidade de medir os resíduos. 

Os consumíveis para laboratório são tão importantes quanto os demais instrumentos. Por serem descartáveis, é essencial que seu estoque esteja devidamente abastecido, para assegurar que todos os procedimentos ocorram como planejado.

No site da ForlabExpress, você encontra todos os itens citados acima, além de muitos outros produtos para o seu laboratório. Para conferir, clique no banner abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes