InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesAgitador de microplacas: o que é e como usar no laboratório?

Agitador de microplacas: o que é e como usar no laboratório?

Autor

Data

Categoria

Independentemente do tipo de laboratório, é certo que a mistura homogênea de substâncias é um dos requisitos durante a preparação de amostras para análises. Entre os equipamentos que realizam esta função está o agitador de microplacas.

Com funcionamento similar ao agitador vortex, ele se diferencia pela quantidade de tubos que comporta. Continue a leitura para conhecer mais sobre o modelo e suas aplicações!

O que é um agitador de microplacas?

O agitador de microplacas é um dos equipamentos para laboratórios que agitam e homogeneizam soluções líquidas, contidas em placas de microtitulação, ELISA, Cultura Celular, PCR e afins.

As microplacas disponíveis no mercado possuem formatos de 6 a 384 poços. A grande maioria dos fabricantes segue o padrão internacional SBS de comprimento e largura. 

A padronização é importante para assegurar o encaixe das microplacas em diversos tipos de equipamentos laboratoriais, independente da quantidade de poços que a microplaca tiver. 

Banner para texto sobre agitadores de laboratório.

Como funciona um agitador de microplacas?

Diferente do agitador magnético que utiliza a força magnética, o de microplacas funciona como o vortex e o de hélice, ou seja, de maneira mecânica.

Por operar de forma similar ao vortex, o agitador possui um motor que aciona um receptáculo de borracha sintética, que realiza um movimento forte e giratório.

A microplaca é alocada sobre essa aparelhagem. O líquido nos poços da microplaca realiza um movimento circular a partir da ação do motor. Dependendo do equipamento, há controle para ajuste de velocidade.

E o agitador de microplaca térmico?

Existe uma variação do agitador de placa e microtubos que inclui função de controle de temperatura ao mesmo tempo que homogeneiza uma solução, seja para aquecer ou resfriar. A mistura funciona do mesmo jeito.

Ele serve para outras aplicações e conta com um controlador de temperatura, assim como o agitador magnético com aquecimento.

Microplaca lilás de 96 poços para agitador de microplacas.
Microplaca com 96 poços sendo preparada homogeneização em agitador de laboratório.

Quais as aplicações do agitador de microplacas?

Diversas análises e procedimentos laboratoriais precisam da agitação, a fim de homogeneizar substâncias. Confira, na sequência, quais as aplicações do equipamento!

Elisa

O Ensaio de Imunoabsorção Enzimática (Elisa) é um procedimento da biologia molecular a fim de detectar e quantificar proteínas, anticorpos e peptídeos.

A identificação é fundamental para diversos tipos de pesquisa. Uma de suas características é o uso de microplacas. A pipetagem, inclusive, pode ser feita pelo robô pipetador. Clique aqui para entender.

Como precisam ser misturados diversos poços ao mesmo tempo, esse agitador é o mais adequado para a função.

Cultura celular

A cultura celular distribui e isola células em um ambiente artificial, em vidrarias como a placa de petri. O método é empregado para análises biológicas e fisiológicas, servindo de apoio para a área da química, biologia e da saúde, como a medicina.

Para que as células sejam isoladas, é preciso que o meio de cultura forneça uma população homogênea. E com tudo é feito em grande quantidade, o agitador de microplacas se torna essencial.

Desnaturação de DNA e proteínas

A desnaturação de DNAs e proteínas é uma das etapas da Reação em Cadeia da Polimerase (conhecida pela sigla PCR, em inglês). O procedimento é feito via aquecimento, ação química ou agitação das substâncias.

Agitador de microplacas em funcionamento, com capacidade de 384 poços, em quatro microplacas.
Agitador de microplacas com capacidade para quatro placas de 96 poços, totalizando 384 homogeneizações simultaneamente.

Suspensões citogenéticas

Citogenética é o estudo dos cromossomos. A suspensão de soluções com material genético pode ser feita via agitador e auxilia na identificação e diagnóstico quanto ao número, à estrutura e herança genética.

Lise celular

A lise é uma técnica que tem como objetivo romper a membrana plasmática de uma célula. O processo é feito naturalmente no corpo humano, na digestão ou pelo sistema imunológico, por exemplo, assim como no laboratório com agitação das substâncias.

A mistura de substâncias dentro de um laboratório é crucial para conclusão de análises e procedimentos. Por isso, as aplicações não se limitam às citadas, se precisar de um movimento em vórtice, em grandes quantidades, o agitador de microplacas é a solução

Está procurando um agitador para seu laboratório? Então, clique na imagem abaixo e acesse a categoria no e-commerce da ForlabExpress!

Banner para categoria de agitadores de laboratório da ForlabExpress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes