InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesComo funciona o rotaevaporador ou evaporador rotativo?

Como funciona o rotaevaporador ou evaporador rotativo?

Data

O rotaevaporador, também conhecido como evaporador rotativo ou rotavapor, é um equipamento de laboratório que tem como objetivo transferir o solvente de uma amostra para outro frasco que não o inicial.

Ele possui diferentes aplicações e pode ser usado em diversos segmentos do mercado, especialmente no farmacêutico, biotecnológico, químico, alimentício e cosmético.

Continue a leitura, conheça detalhes, funcionamento e onde comprar um evaporador rotativo!

guia de marketing para laboratórios

O que é um rotaevaporador?

O evaporador rotativo é um equipamento de laboratório utilizado para destilação e remoção de solventes de amostras ou para secagem de pós. Ele promove a separação de substâncias através de evaporação e condensação.

Como o rotavapor sempre trabalha em conjunto com uma bomba de vácuo e com um chiller, ou resfriador de circulação, ele pode ser adquirido como um kit.

Como funciona o rotaevaporador?

O evaporador rotativo funciona de forma bem simples e fácil. A amostra deve ser inserida em um frasco de evaporação, que é colocado no banho de aquecimento.

Depois de inserida no frasco, ela passa pelo processo de rotação horária ou anti-horária, até atingir o ponto de ebulição, realizando, assim, a evaporação.

Após evaporada, a substância removida é direcionada para um condensador, no qual, em contato com a água refrigerada, volta para o seu estado líquido, sendo coletada pelo frasco de recepção e finalizando a separação.

Rotaevaporador em funcionamento no laboratório.
O rotavapor separa substâncias por meio de processos de evaporação e condensação de amostras.

A vantagem de utilizar um rotavapor manter a estabilidade da amostra uma vez que há a possibilidade de realizar destilação em temperaturas mais baixas, o que é bastante positivo para certas amostras que podem se degradar com temperaturas mais altas.

Componentes do rotavapor

O evaporador rotativo possui quatro componentes que, juntos, realizam o processo de evaporação da amostra. Entenda como cada um exerce sua função!

Suporte

O suporte ou conjunto mecânico é o componente que dá sustentação para toda estrutura. Há a integração do motor que vai fazer o frasco de evaporação girar a partir de uma velocidade de rotação controlada por um potenciostato.

O movimento vertical da vidraria no banho de aquecimento também é feito a partir do suporte. Dependendo do modelo, o controlador pode ser simples ou avançado, auxiliando no monitoramento e na manipulação do processo.

Vidrarias

Outros itens que compõem o rotavapor são as vidrarias. Apesar de possuírem alta resistência durante os procedimentos, precisam ser manuseadas com muito cuidado para evitar a quebra.

Quatro tipos de vidros trabalham na estrutura do equipamento: balões de evaporação e condensação, tubo de vapor e condensador. Entenda a função de cada um deles.

Balão de evaporação

Vidraria que recebe a amostra que passará pelo processo de ebulição. Na imagem que está abaixo do tópico sobre balão de condensação, é a que aparece na diagonal, contendo uma substância azul. Sua capacidade é variada, a depender da quantidade analisada no laboratório químico.

Tubo de vapor

O tubo de vapor é responsável por criar vácuo e rotacionar o balão de evaporação. Ele se conecta entre o condensador e o conjunto mecânico e precisa estar muito bem alinhado a fim de evitar a quebra de vidrarias com o movimento no banho de aquecimento.

Condensador

Ao pensarmos no processo do equipamento, a amostra que está no balão de evaporação vai passar, na forma gasosa, pelo tubo de vapor e chegará no condensador. Com a baixa temperatura da refrigeração, é realizada a condensação e o produto volta a seu estado líquido.

Balão de condensação

O balão de condensação é a vidraria final de todo o processo. Após a transformação do estado gasoso para o líquido, é ali onde a amostra vai ficar. Na imagem, localiza-se abaixo do condensador, na vertical.

Solução azul no rotaevaporador.
O evaporador rotatório possui estrutura firme para realizar rotação na bancada do laboratório.

Selo mecânico

O selo mecânico é o componente que permite a realização do vácuo e a rotação do frasco de evaporação. É a peça central do sistema, conectando o tubo de vácuo e o condensador.

Banho de aquecimento

O banho de aquecimento é o componente em que se insere o balão de evaporação. Fica ao lado da estrutura e é similar a uma panela. 

O controlador pode ser analógico ou digital, conforme o modelo do rotavapor. Dependendo da temperatura que precise ser atingida, o banho pode ser feito em água (até 100ºC) ou em óleo de silicone (até 180ºC)

Onde comprar um evaporador rotativo?

A Ika possui uma linha completa de evaporadores rotativos para o seu laboratório, com garantia de qualidade, fabricação, desenvolvimento e precisão.

Conheça os principais modelos de rotaevaporadores para comprar na ForlabExpress!

Rotaevaporador RV 3V Ika

É considerada a melhor opção quando falamos em custo-benefício.

Botão quero comprar ForlabExpress

 Características

  • Elevação manual.
  • Banho digital HB ECO 4L.
  • Temperatura de até 90°C.
  • Controle de velocidade de rotação por potenciômetro.

Acessórios sugeridos

  • Bomba de vácuo MVP 10
  • Controlador de vácuo VCV 1
  • Resfriador de Circulação RC2 Basic

Rotaevaporador RV 8V Ika

Equipamento ideal para pequenas demandas de análises laboratoriais.

Características

  • Elevação manual.
  • Banho digital HB digital 4L.
  • Temperatura de até 160°C.
  • Controle de velocidade de rotação digital.

Acessórios sugeridos

  • Bomba de vácuo MVP 10
  • Controlador de vácuo VCV 1
  • Resfriador de Circulação RC2 Basic.

Rotaevaporador RV 10 Digital V Ika

O modelo digital traz mais tecnologia e praticidade ao equipamento.

Características

  • Elevação motorizada.
  • Banho digital HB digital 4L.
  • Temperatura de até 160°C.
  • Controle de velocidade de rotação digital.
  • Timer.
  • RS 232 e Infravermelho.

Acessórios sugeridos

  • Bomba de vácuo MVP 10.
  • Controlador de vácuo VCV 1.
  • Resfriador de circulação RC2 Basic.

O rotaevaporador é uma peça essencial para laboratórios, utilizado em diversas áreas, com objetivo de destilar e remover solventes de amostras em baixas temperaturas.

Está precisando de produtos para laboratórios? Clique na imagem abaixo e acesse a loja online da ForlabExpress!

produtos para laboratório

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui