InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesConheça os tipos de microscópio e suas funções no laboratório

Conheça os tipos de microscópio e suas funções no laboratório

Autor

Data

Categoria

Seja qual a área de atuação de um laboratório, é importante que se saiba diferenciar os tipos de microscópio e suas funções. Eles ampliam imagens de substâncias impossíveis de serem vistas a olho nu, porém cada um do seu modo.

Três pontos ajudam a entender essa questão: funcionamento, resolução (luz e lente) e tipo de amostra. Dependendo do tamanho e de suas características, há um aparelho ideal para realizar a visualização.

Você sabe quais são os tipos de microscópio e suas funções? Continue a leitura e entenda as diferenças entre cada modelo! 

Banner para e-book qual a melhor micropipeta para você.

Microscópio óptico

A microscopia óptica (ou de luz) foi desenvolvida no século 18, e é a mais tradicional do ramo. O equipamento proporciona a visualização de uma amostra via ampliação de sua imagem. Ele conta com auxílio de luz e lentes, já que é impossível realizar a observação a olho nu.

Como é necessário iluminar para visualizar, é interessante que as amostras sejam finas. Por isso, geralmente são colocadas em lâminas. O aumento da imagem é resultado da junção de lentes oculares com as lentes objetivas.

Essa área da microscopia possui diversos tipos de aparelhos, o que os diferencia são o design, a resolução, o contraste e a complexibilidade. Veja!

Microscópio ultravioleta

Este tipo de microscópio utiliza luz ultravioleta como iluminação da amostra. O comprimento de onda é menor do que a luz natural, assim seu aumento torna-se maior e a resolução mais nítida

Ele é útil para análises de substâncias absorvidas em amostras, já que reflete em uma frequência específica.

Microscópio de fluorescência

O de fluorescência também utiliza uma fonte de luz ultravioleta para iluminar a amostra. Nesse caso, ele aproveita a capacidade autofluorescente de certas moléculas em contato com o feixe.

O aparelho consegue visualizar moléculas de vitamina A, além de detectar antígenos e anticorpos. Torna-se importante tanto para análises clínicas quanto para biologia e estudos de vias neurais.

Tipos de microscópio e suas funções - células dendríticas visualizadas em microscópio de fluorescência.
Visualização da célula dendrítica (em verde) no microscópio óptico de fluorescência.

Microscópio de contraste de fase

O microscópio de contraste de fase possibilita que o profissional diferencie organismos transparentes ou sem coloração em uma amostra. Como eles não possuem cor, a nuance é que auxilia na distinção.

As diferenças de densidade tornam-se visíveis via contraste, que aparenta estar em relevo (parece um 3D). Tecidos e células também podem ser vistos com esse equipamento.

Microscópio de polarização

A polarização em um microscópio óptico pode ser realizada a partir de filtros (prismas): o polarizador e o analisador. O primeiro fica entre a luz e a amostra, já o outro entre as lentes objetiva e ocular.

Ao modificar a luz, as substâncias que produzem refração dupla podem ser vistas. O equipamento é útil para análises de rochas, minérios e células biológicas, como materiais genéticos, músculos, entre outros.

Microscópio biológico

O microscópio biológico nada mais é do que um modelo óptico, também para visualização de estruturas impossíveis de visualizar a olho nu. 

Ele pode ser aplicado em diversas áreas da biologia para observar fungos, bactérias, protozoários, plantas, animais, doenças, assim como no estudo de células, tecidos, estruturas e formas de organismos.

O microscópio biológico pode ser utilizado em escolas e universidades, dependendo das disciplinas. Ele tem custo-benefício melhor, principalmente para fins educacionais.

É importante dizer que o modo de observar as amostras pode ser diferente, a depender da quantidade de tubos. Entenda a seguir!

  • Microscópio monocular: é o mais barato (geralmente usado em escolas), mas é mais complicado de utilizar.
  • Microscópio binocular: possui ampliação maior e é o mais popular entre os ópticos no geral.
  • Microscópio trinocular: sua principal vantagem é a inserção de acessórios, como uma câmera no terceiro tubo. É um ponto positivo para quem precisa ter os registros, mas dependendo do uso não é essencial.
Tipos de microscópio e suas funções - imagem aproximada das lentes de um microscópio biológico.
Em microscópios ópticos, para que a luz passe por amostras de células sanguíneas, utilizam-se lâminas.

Microscópio digital

O microscópio digital também pode ser considerado um modelo óptico, por conter toda a estrutura de um equipamento tradicional. Seu diferencial está no modo de visualizar a amostra.

Ele conta com dois tubos para observar com os olhos, mas também com uma câmera que projeta a imagem em um monitor. Há cabos para sua conexão e projeção em local mais amplo, não apenas na experiência individual do profissional.

Vale destacar que existem modelos que acoplam um tablet e até um monitor direto no equipamento.

Microscópio eletrônico

Enquanto o microscópio óptico utiliza a luz para iluminação da amostra, o eletrônico realiza a função com auxílio de feixe de elétrons. As lentes são eletrostáticas e eletromagnéticas, ao invés de oculares e objetivas.

Essas especificidades o fazem ter uma capacidade de aumento muito superior do que os modelos com uso de luz. Dependendo do equipamento, a ampliação chega a 1 milhão de vezes.

Além disso, vale citar que eles auxiliam na aferição de propriedades físicas das substâncias, como tamanho e espessura. Confira os modelos de microscópios eletrônicos usados nos laboratórios!

Microscópio eletrônico de varredura 

O microscópio eletrônico de varredura é conhecido pela siglas MEV (em portugês) ou SEM (em inglês). A partir do feixe de elétrons, ele escaneia a amostra de análise e produz uma imagem tridimensional, com ampliação de até 100 mil vezes. 

A representação possibilita que sejam visualizadas a estrutura, a textura e as propriedades químicas da parte de fora — a parte exterior da célula.

O equipamento realiza a varredura em amostras de metais, polímeros, insetos, plantas, entre outras. Dependendo do material biológico, ele deve ser metalizado, desidratado ou criogenizado

Tipos de microscópio e suas funções - microscópio eletrônico de varredura e seu computador de monitoramento com duas telas.
O MEV pode ampliar imagens em até 100 mil vezes.

Microscópio eletrônico de tunelamento

O microscópio eletrônico de tunelamento se diferencia por sua capacidade ainda maior de ampliação. Ele atua na visualização de células e átomos (até mesmo individualmente).

Conhecido por STM (sigla em inglês), foi desenvolvido em 1981 por Gerd Binnig e Heinrich Rohrer — ganhadores do Nobel de Física de 1986

Seu funcionamento baseia-se na capacidade de varredura e projeção de uma corrente aplicada à ponta do microscópio (constituída por um único átomo de tungstênio).

O levantamento topográfico da amostra pode ser feito via corrente constante (movimento ortogonal da ponta em coordenadas cartesianas) ou por voltagem constante. No segundo caso, o eixo z é fixado e a projeção é realizada via alterações da corrente.

Assim como o equipamento por varredura, ele consegue dar um panorama da superfície da substância analisada.

Microscópio eletrônico de transmissão (MET)

O microscópio eletrônico de transmissão é conhecido pela sigla MET (em português) ou TEM (em inglês). Diferentemente dos modelos anteriores, ele utiliza o feixe de elétrons para vasculhar a estrutura interna de uma amostra, e não a superfície. 

Para que tenha acesso a essa visão, o material precisa ser cortado. Desta maneira, as organelas e a membrana plasmática podem ser visualizadas.

Vale ressaltar que o MET foi inventado pelo físico alemão Ernst Ruska, em 1931. Ele foi vencedor do Nobel de 1986 com os cientistas que desenvolveram o STM pela contribuição no avanço na área de estudos da óptica eletrônica.

Tipos de microscópio e suas funções - microscópio eletrônico de transmissão e seu computador com telas para monitoramento.
O microscópio eletrônico de transmissão foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos estudos das células, a citologia.

Microscópio estereoscópio

Também conhecido como estereoscópio ou estereomicroscópio, o microscópio estereoscópio possibilita a visualização de superfícies em amostras de pequeno e grande porte. Não minúsculas como para equipamentos eletrônicos, nem em lâminas como para ópticos. 

Nesse tipo, os profissionais conseguem fazer análises de estruturas, como insetos, amostras de solo, microrganismos em água e metais. Não há necessidade de fragmentação. Sua base para apoiar as substâncias é maior (veja na imagem abaixo).

Além disso, a incidência de luz pode ser feita tanto de cima para baixo quanto ao contrário. Dependendo do modelo do equipamento, há possibilidade de rotação completa do cabeçote.

Tipos de microscópio e suas funções - microscópio estereoscópio em bancada para visualização de amostra.
O microscópio estereoscópio é um equipamento fundamental para a análise de solo.

Nas análises laboratoriais, visualizar e diagnosticar as estruturas é fundamental para compreensão da amostra como um todo. Cada equipamento possui uma particularidade, com mudanças na estrutura e na incidência de luz. Com o aparelho correto, observa-se as substâncias adequadamente.

Agora que você já conhece os tipos de microscópio e suas funções, que tal dar uma olhada nos aparelhos disponíveis no e-commerce da ForlabExpress? Clique na imagem e acesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes