InícioEquipamentos para laboratório e aplicaçõesAutoclave para laboratório: como funciona, vantagens e dicas

Autoclave para laboratório: como funciona, vantagens e dicas

Autor

Data

Categoria

O uso da autoclave para laboratório é parte importante na rotina de esterilização de materiais. Ter os instrumentos higienizados e livres de qualquer tipo de contaminantes ou patógenos é sinônimo de segurança para seus experimentos e pesquisas.

Continue a leitura para saber como é feita a esterilização no equipamento, quais os prós e contras do uso, qual tipo de material pode ser inserido na máquina e como escolher uma autoclave para laboratório!

Banner para e-book sobre controle de qualidade.

Como é feita a esterilização na autoclave?

A autoclave é usada para esterilizar materiais e instrumentos que fazem parte da rotina de laboratórios, além de consultórios médicos e odontológicos, hospitais e indústrias. Para evitar as contaminações, é preciso eliminar micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, o que é possível graças à autoclave. O processo envolve alguns passos, explicados a seguir.

Preparação

Antes de serem esterilizados, os itens são colocados na autoclave levando em consideração a distribuição para permitir uma higienização eficiente. Eles devem estar lavados e embalados corretamente, seguindo as diretrizes apropriadas para cada tipo de material. 

Inclusive, deve ser checado se determinado produto pode ou não ser levado às altas temperaturas. Além disso, certos instrumentos precisam passar por calibrações depois de certa quantidade de esterilizações.

Remoção do ar

No interior da câmara da autoclave, há um sistema para remoção do ar e obtenção de vácuo. Esse procedimento é fundamental para que o vapor possa realizar a esterilização sem impeditivos.

Injeção de vapor

Assim que o ambiente estiver preparado, o aparelho é preenchido com vapor de água sob pressão gerado em um reservatório ou via tubulações. O método é eficaz pela elevada temperatura, sendo possível penetrar nos materiais e livrá-los dos micro-organismos. 

Temperatura e pressão adequadas

O vapor é injetado na autoclave até que a temperatura e pressão adequadas sejam atingidas para destruição dos contaminantes.

Tempo de exposição

Assim que a máquina atinge as variáveis necessárias para esterilização, os materiais precisam ficar dentro do equipamento, expostos à temperatura e pressão interna, por um determinado período de tempo a fim de garantir o trabalho completo, que varia de acordo com o que há dentro do aparelho, a quantidade de carga e as especificações do fabricante. 

Mais uma vez: é sempre importante verificar o que deve ou não ser feito com os instrumentos, de acordo com quem os produziu.

Resfriamento

Após atingir temperaturas elevadas, a autoclave para laboratório precisa esfriar. Assim, o vapor é liberado pouco a pouco, e o processo mais lento evita que os materiais sejam danificados com uma mudança brusca no ambiente.

Verificação da esterilização

Ao finalizar o processo, é essencial que seja feita a checagem para assegurar a eficácia da esterilização. Existem testes de controle que garantem a eliminação total dos micro-organismos, seja por indicadores químicos, físicos ou biológicos, a depender da carga presente.

Vale afirmar que todo o processo de uso da autoclave para laboratório deve seguir as regras do fabricante, de controle de qualidade e das recomendações das autoridades de regulamentação, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que os materiais estejam seguros para uso.

Cientista esterilizando material de laboratório na autoclave.
É preciso que os materiais estejam lavados e embalados para entrar na autoclave.

Que tipo de material pode ser autoclavado?

No laboratório, alguns materiais podem ser autoclavados para atingir sua esterilização e, consequentemente, evitar contaminações e atrapalhar a preparação e o resultado de pesquisas e experimentos. Entre eles, estão:

  • Vidrarias.
  • Instrumentos metálicos.
  • Meios de cultura.
  • Materiais plásticos autoclaváveis.
  • Frascos para transporte de amostras.

O segredo é sempre verificar com o fabricante se o produto pode ser autoclavado. Nem todos os materiais podem passar por esse processo por serem sensíveis ao calor.

O que não pode ser esterilizado no equipamento?

Tudo o que o fabricante não recomendar que seja levado ao equipamento, não pode ser autoclavado. Existem outros métodos de esterilização e higienização aplicáveis, caso necessário. Entre os itens que não devem ser inseridos nesta máquina estão:

  • Materiais sensíveis a altas temperaturas e à umidade.
  • Artigos inflamáveis.
  • Itens corrosivos.

Quais as vantagens da utilização da autoclave?

O principal benefício de utilizar a autoclave para laboratório é a eficácia na esterilização, uma vez que o equipamento é capaz de eliminar os micro-organismos com a alta temperatura do vapor. Além disso, ela pode ser considerada mais rápida que outros métodos, como a estufa.

Outros pontos positivos do aparelho são a segurança, uma vez que garante resultados mais precisos, reduzindo riscos de infecções e contaminação cruzada, e também a versatilidade no atendimento a vários materiais no laboratório, evitando a danificação dos itens.

E as desvantagens?

Alguns contras desse aparelho são a limitação de carga, tendo que esterilizar certa quantidade de materiais por ciclo, o tamanho da própria autoclave (que pode ser um problema em espaços menores) e o maior custo inicial. É preciso, também, adquirir embalagens específicas para inserir na máquina.

Qual a diferença entre a autoclave e a estufa?

Outro processo comum de esterilização é por estufa no laboratório. A principal diferença em relação à autoclave está no modo de eliminação dos contaminantes. No primeiro aparelho, o calor é seco, apenas com o aumento da temperatura. Já o segundo equipamento utiliza vapor, tornando a descontaminação mais rápida e eficiente, principalmente evitando a corrosão e danificação dos materiais. 

É fundamental conhecer os detalhes de cada um para escolher qual encaixa melhor nas necessidades do seu laboratório.

Cientista abrinco autoclave horizontal grande no laboratório.
A autoclave conta com ciclos mais rápidos do que as estufas de laboratório.

Como escolher uma autoclave?

É importante levar em consideração alguns fatores ao adquirir sua autoclave para laboratório. Primeiramente, você deve pesquisar sobre o tipo e a aplicação que você precisa e os itens que necessitam ser esterilizados, uma vez que cada uma conta com uma funcionalidade diferente. As principais são:

  • Gravitacional.
  • Vácuo único.
  • Vácio fracionado.
  • Vapor saturado.
  • Alta velocidade.

Além disso, verifique sobre o espaço disponível no laboratório e o modelo da autoclave, já que algumas são bem maiores que outras. O equipamento pode ser vertical, horizontal, hospitalar, de bancada e panela de pressão. 

Ao comprar sua autoclave para laboratório, pesquise também sobre a capacidade, os parâmetros de esterilização, os controles, a qualidade e a confiabilidade na marca, assim como a conformidade regulatória junto à Anvisa.

Onde comprar autoclave para laboratório?

Na Forlab, você encontra modelos de autoclave vertical para laboratório. Confira na sequência!

Autoclave analógica – Solid Steel

A autoclave vertical da Solid Steel possui 8 litros de capacidade. O material do gabinete é de chapa de aço carbono e tem realização de tratamento químico anticorrosivo no acabamento. O painel analógico conta com indicadores luminosos.

O ciclo de esterilização varia entre 35 minutos e 45 minutos, com 5 minutos para secagem. A temperatura de trabalho fica entre 121ºC e 124ºC. Veja outras especificações técnicas:

  • Capacidade: 8 litros.
  • Diâmetro interno: 240 mm.
  • Profundidade interna: 160 mm.
  • Medidas externas: 390 mm x 270 mm x 270 mm.
  • Largura externa com alças: 440 mm.
  • Peso: 8,5 kg.
Autoclave para laboratório analógica SolidSteel.
Botão clique e confira.

Autoclave analógica – Prismatec

O equipamento analógico da Prismatec possui 50 litros de capacidade e é utilizado na esterilização de utensílios em laboratórios clínicos, bioquímicos, químicos, na indústria farmacêutica e de controle de qualidade. 

O cesto é constituído de aço inox, assim como o gabinete. A tampa é de bronze fundido. No painel, há três posições para temperatura e lâmpada para indicação de funcionamento. A pressão máxima obtida é de 1,5 kgf/cm2, e a temperatura, de 127ºC. Não é recomendada para produtos de uso médico.

Autoclave para laboratório analógica Prismatec.
Botão clique e confira.

Autoclave digital – Prismatec

A autoclave vertical digital da Prismatec também pode ser utilizada em todos os tipos de laboratório. O cesto e o gabinete são feitos de aço inox, e a tampa, de bronze fundido. No painel, há seleção de três níveis de temperatura, com indicação de funcionamento. Assim como a analógica, a pressão máxima é de 1,5 kgf/cm2, e a temperatura, de 127ºC. 

Autoclave para laboratório digital Prismatec.
Botão clique e confira.

A autoclave é um equipamento crucial para qualquer tipo de laboratório, uma vez que é a máquina com ciclos mais rápidos e mais cuidadosa com os materiais durante a esterilização. No entanto, é essencial que você tenha atenção ao verificar se os itens são autoclaváveis, ou não, antes de passá-los pelo processo.

Está procurando uma autoclave para seu laboratório? Então, clique na imagem abaixo e confira os modelos disponíveis no e-commerce da Forlab!

Banner final autoclave para laboratório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts recentes